segunda-feira, agosto 16

ARTIGO - HÉLIO BICUDO - FUNDADOR DO PT

 

Hélio Bicudo, nasceu em Mogi das Cruzes/SP, no dia 05/07/1922, sendo filho de Galdino Hibernon Pereira Bicudo e Ana Rosa Pereira Bicudo.
Jurista, jornalista, promotor, deputado e Vice Prefeito de São Paulo, fez de sua bandeira de vida a defesa dos direitos humanos.
Fora dos cargos públicos, no período da ditadura, ingressou no PT e foi vice na chapa encabeçada por Lula que disputou o Governo de São Paulo, ocupou o cargo de Secretário dos negócios jurídicos na gestão Luiza Erundina, conflitando com José Dirceu pela disputa do comando do diretório petista da Capital Paulista.
Devido a sua ligação com a Igreja católica, foi escolhido vice de Marta Suplicy, na disputa vitoriosa pela prefeitura paulistana.
Contrariado com a postura do partido no escândalo do mensalão, deixa o partido do PT, Junto com outro militante Plínio de Arruda Sampaio.
Mas ao contrário de Plínio Salgado, que ingressou no PSOL, optou por não se filiar a nenhuma legenda.
Ao lado dos também juristas Miguel Reale Jr. e Janaína Pascoal assinaram o pedido de Impeachment da Presidente Dilma Rousseff, decepcionado com o partido e com Dilma Rousseff que havia cometido crimes contra a boa administração.
A adesão do Jurista Hélio Bicudo ao movimento pela deposição de Dilma conferiu um maior peso ao pedido de Impeachment, tanto pela sua trajetória no meio jurídico quanto pelo peso político de ter sido fundador do PT.
Faleceu em 31 de Julho de 2.018.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário