quarta-feira, fevereiro 19

Prefeito Nixon Baracho abre os trabalhos do Legislativo com leitura da mensagem anual

Com o plenário da Câmara Municipal completamente lotado, o prefeito de Alto do Rodrigues, Nixon Baracho (DEM), esteve na noite desta segunda-feira (17), na sede do Poder Legislativo, para fazer a leitura da mensagem anual, marcando a reabertura dos trabalhos do segundo período da 13ª Legislatura do Parlamento Municipal.
No seu pronunciamento, o prefeito Nixon agradeceu o apoio dos eleitores do município que lhe deram ampla maioria nas urnas, estendendo o agradecimento de forma especial aos ex-prefeitos Abelardo Rodrigues, Geraldo Magela e Suzana Melo, pela importante contribuição na conquista de sua vitória para a eleição no pleito suplementar.
O prefeito também agradeceu aos vereadores que "cumprindo suas prerrogativas constitucionais, desempenha o seu papel de parceria com o executivo, através da aprovação importante de projetos para o desenvolvimento do município, sem prejuízo de suas funções fiscalizadoras". Ele também lembrou que iniciou sua vida pública naquela Casa Legislativa, sendo eleito vereador por três vezes e tendo ocupado a presidência da Câmara em três oportunidades.
Após as considerações iniciais, o gestor começou relatando suas ações na área de Assistência Social, destacando a primeira edição do Festival da Criança, realizado no mês de outubro com a distribuição de brindes, oferecimento de auxílio jurídico a famílias carentes, cadastro no programa Aluguel Social, mais de mil atendimentos realizado no Cras, inclusão social através da Língua Brasileira de Sinais (Libras), acompanhamento de famílias pelo programa Criança Feliz, promoção do grupo da Melhor Idade com dança, educação física, São João, Carnaval, confraternização e passeios - cursos gratuitos, entre outras.
Na área da saúde, o mandatário destacou que o município vem investindo acima do estabelecido por lei. Um reflexo da prioridade da gestão implantada na saúde dos munícipes. Continuação do projeto Farmácia Solidária, tratamentos de doenças como câncer e aids, com a oferta de transporte para quem precisa se deslocar a outros municípios, investimentos em melhorias na frota de veículo, oferecendo mais conforto aos pacientes usuários desse serviço. O prefeito anunciou ainda, que a gestão está com uma licitação aberta para investir na renovação da frota. Também foram realizadas no ano de 20019, mais de 2 mil atendimentos em várias especialidades, com investimentos na contratação de profissionais para atender e reduzir a demanda reprimida, portanto, o chefe do executivo frisou que a demanda é sempre maior que a oferta dos serviços, e por este motivo, a gestão tem entrando com grande contra-partida para poder ofertá-los. Reforma na estrutura física do hospital, para citar aqui apenas algumas das ações da atual gestão. O prefeito também anunciou a aquisição pelo município de um aparelho de hemograma e um outro para área de bioquímica, ambos em fase de licitação.
Na Educação, aquisição de dois ônibus escolar do programa Caminho da escola, adesão ao programa Mais Alfabetização ofertado em parceria com o Ministério da Educação, adesão ao programa Escola Conectada, que visa conectar todas as escolas do Brasil a internet, reformas em escolas da zona rural e urbana, reformulação do Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas, acompanhamento com visitas as escolas objetivando monitorar as ações pedagógicas, participação dos alunos nos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (Jern's) em Macau e Natal, realização da XVI Semana da Cultura 2019, garantia do transporte escolar para os estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), entre outras diversas ações importantes para o desenvolvimento da educação do município.
Por meio da secretaria municipal de Desenvolvimento Rural, segundo a mensagem lida pelo gestor, foi vacinado todo o rebanho bovino com até 2 anos de idade, beneficiando todos os produtores com a vacinação assistida e gratuita, trabalho de recuperação de todas as estradas vicinais do município, limpeza no acostamento da RN-118 e nas comunidades rurais, total apoio ao homem do campo com as máquinas cedidas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com ênfase na construção do sangradouro do açude de Barrocas, retirada de metralhas e podas de árvores nas zonas urbana e rural, seguro safra para o homem do campo, onde o município contribui com a contra-partida, beneficiando os produtores que recebem o benefício, caso não seja assegurada a safra do seu plantio. A gestão permanece com a parceria com a Emater para manter o escritório funcionando no município, e igual parceria, com o município de Pendências para colocar em funcionamento o matadouro público, com previsão de abertura para o mês de abril, com estimativa de abater 60 animais por semana, entre outras ações importantes para facilitar a vida do homem do campo.
No setor de obras e infra-estrutura, asfaltamento de várias ruas e travessas, melhoramento na iluminação pública, reformas nas escolas municipais Mons. Walfredo Gurgel, Luiz Moreira e Francisco de Oliveira, calçamento da rua no Carcará, recapeamento asfáltico na Avenida Ângelo Varela, revitalização da sede do Cras no bairro São Francisco, previsão para revitalização do estádio de Tabatinga, revitalização de unidade de saúde no bairro São Francisco e da praça Manoel Lucas Baracho, implantação do projeto de trânsito na Avenida Ângelo Varela, melhoria de acessibilidade na praça de cooper na avenida Ângelo Varela, entre outras ações de infra-estrutura e urbanismo importante para o desenvolvimento de Alto do Rodrigues. 
"Estas ações, senhores vereadores, fazem parte do pacto de desenvolvimento que firmamos com os altorodriguenses, cujo maior objetivo é garantir um futuro de avanços e de qualidade de vida para o nosso povo. Alto do Rodrigues sabe e tem a certeza, que de nossa parte, não faltará empenho e dedicação para continuar lutando por dias melhores. Continuarei trabalhando, como sempre fiz ao longo de minha vida. Honrando o nome de nossa cidade, e acima de tudo, acreditando no propósito de desenvolver cada vez mais o nosso município. Com a graça de Deus, nossa cidade está no caminho certo, e com a esperança que vai melhorar ainda mais. Que Nossa Senhora do Rosário abençoe e ilumine a cada um de vocês, que desejam e trabalham por um futuro de paz e progresso para a nossa terra", finalizou o prefeito Nixon.

Alto do Rodrigues

EXECUTIVO MUNICIPAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário