sexta-feira, janeiro 31

Candidata de pele branca se autodeclara “parda” para conseguir vaga na UERN

Candidata de pele branca se autodeclara “parda” para conseguir vaga na UERN
A Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) vai apurar um suposto caso de declaração irregular no regime de cotas raciais para obtenção de vaga no curso de Direito. O caso envolve uma candidata da cidade de Mossoró, na região Oeste potiguar, que se autodeclarou “parda” para a instituição estadual de ensino superior.
O episódio ganhou repercussão após a jovem – de cabelos loiros, pele branca e bochechas rosadas – ter gravado um vídeo defendendo o direito de ser cotista. “Eu sou parda. Está no registro de nascimento, em todos os cantos, no teste do pezinho e tudo. Deixem de falar as coisas sem saber; de que eu coloquei cota, que eu sou branca. Eu não sou [branca], eu sou parda. Estou agora com pó [maquiagem no rosto], mas eu, realmente, sou parda”, disse a estudante, que não teve a identidade revelada.
Após a repercussão do vídeo, a estudante apagou os perfis nas redes sociais. No entanto, o registro da gravação foi salvo por outros usuários do Twitter, que passaram a replicar o filmete.
Agora RN

Fonte: Portal Grande Ponto

Nenhum comentário:

Postar um comentário