quarta-feira, julho 18

MUDANÇAS - Dois por um: saiba quem são os suplentes que podem assumir com as eleições de 2018

No RN, pelo menos 11 eleições podem beneficiar duas pessoas em cada uma delas

Vista com frequência no comércio, a frase “pague um, leve dois” pode aparecer, também, na política. Isso porque quando um mandatário abre mão do mandato que exerce para ocupar um novo cargo público, o seu suplente é convocado. No Rio Grande do Norte, pelo menos 11 eleições podem beneficiar duas pessoas em cada uma delas, o que deve ser visto com atenção pelo eleitor.
O caso com maior destaque é o da senadora Fátima Bezerra (PT). Pré-candidata ao Governo do Estado, ela ainda está na metade do mantado para o qual foi eleita no Senado Federal. Se vencer o pleito, o seu primeiro suplente, Jean-Paul Prates (PT), diretor-presidente do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia, assume a cadeira na alta câmara do Congresso Nacional.
Na Câmara Municipal de Natal, há dez vereadores pré-candidatos em 2018, todos querendo vaga em outras casas legislativas: Assembleia, Câmara dos Deputados e Senado. Alguns deles já mudaram de partido, mas o suplente continua sendo da coligação pela qual foram eleitos em 2016. É o que diz claramente a legislação eleitoral.
No caso dos vereadores Carla Dickson (PROS) e Ubaldo Fernandes (PTC), que querem ser deputada federal e deputado estadual a partir do próximo ano, respectivamente, a eleição deles significaria a convocação de dois suplentes da mesma coligação. O vereador Dagô (DEM), hoje em exercício em razão do afastamento de Kleber Fernandes (PDT), teria seu espaço efetivado e César de Adão Eridan (PR) ocuparia a segunda cadeira deixada vaga.
Uma situação semelhante pode acontecer com o PEN, que saiu com nominata própria nas eleições municipais. Tanto a vereadora Nina Souza (PEN) quanto o vereador Preto Aquino (PEN) querem deixar a Câmara e entrar na Assembleia e no Senado, respectivamente. Em caso de eleição dupla, os suplentes Sérgio Pinheiro (PEN) e Zé Humberto (PEN) são convocados.
No interior do Estado, há muitos vereadores pré-candidatos em 2018, onde a dinâmica da convocação de suplentes também vale em caso de eleição. Abaixo, o Portal No Ar traz a relação da Câmara de Natal, com os postulantes, os cargos que pleiteiam e quem assume com a vitória dos mesmos.
Pré-candidatos a deputado (a) estadual
Ubaldo Fernandes (PTC) – Dagô (DEM), César de Adão Eridan (PR)
Eudiane Macedo (PTC) – Fulvio (Solidariedade)
Franklin Capistrano (PSB) – Eduardo Machado (PPS)
Sandro Pimentel (PSOL) – Maurício Gurgel (PSOL)
Cícero Martins (PSL) – Lilico Bezerra (PSD)
Nina Souza (PEN) – Sérgio Pinheiro (PEN), Zé Humberto (PEN)

Pré-candidatos a deputado (a) federal
Carla Dickson (PROS) – Dagô (DEM), César de Adão Eridan (PR)
Natalia Bonavides (PT) – Divaneide (PT)
Robson Carvalho (PMB) – Daniel Arruda (PMB)

Pré-candidato a senador
Preto Aquino (PEN) – Sérgio Pinheiro (PEN), Zé Humberto (PEN)
http://portalnoar.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário