Iberê iniciou o diálogo do PSB com Garibaldi e com Henrique Eduardo
Divulgação
O PSB de Dona Wilma iniciou o diálogo com o PMDB. A primeira conversa ocorreu no último sábado (21) entre Iberê Ferreira de Souza e os peemedebistas Henrique Eduardo Alves e Garibaldi Alves Filho, na casa do ex-governador Iberê.
Segundo o deputado estadual Tomba Farias (PSB), que presenciou o encontro, a conversa entre Iberê e os líderes peemedebistas foi "muito boa".
Todos se mostraram abertos a uma composição para as eleições do próximo ano. Mas eles esbarraram num grande problema: a aliança entre Eduardo Campos e Marina.
Para o PMDB, isso pode surgir como grande obstáculo para viabilizar o entendimento com o PSB.
Iberê Ferreira disse a Garibaldi e a Henrique que o PSB do Rio Grande do Norte ainda não se reuniu para avaliar o estrago da chapa presidencial Eduardo- Marina nas conversas com os partidos da base da presidenta Dilma Rousseff.
O ex-governador Iberê Ferreira se colocou como interlocutor para conversar com todos os partidos da base da presidente e das legendas de oposição ao DEM no Rio Grande do Norte.
O temor de Garibaldi e de Henrique é que a radicalização do processo resulte no isolamento do PSB, como querem o ex-presidente Lula e boa parte da cúpula nacional do PT.
Em entrevista a mim recentemente, o deputado Henrique Eduardo Alves afastou a possibilidade de afastar o PSB local das conversas sobre 2014, mas o assunto foi abordado na conversa com Iberê.
Outro ponto de preocupação é a acomodação de Wilma de Faria (PSB) e Fátima Bezerra (PT) na chapa majoritária.
Fátima está posta ao Senado e Wilma pode concorrer também. Aliás, muita gente acredita que esse é o desejo principal da ex-governadora.
Wilma também pode concorrer ao governo e pode disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. Se pretender o governo, dificilmente, terá o apoio do PMDB.
Um peemedebista me disse que o partido não vai apoiar Dona Wilma para o governo.
O melhor dos mundos para os eventuais aliados de Dona Wilma é que ela decida concorrer à Câmara Federal. Coisa que não passa pela cabeça dela. Wilma cresceu os olhos para o governo ou para o Senado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário