
Uma das versões do projeto de lei que circula entre parlamentares da oposição — ainda não protocolada na Câmara — é considerada a “ideal” por bolsonaristas. O texto prevê devolver a Jair Bolsonaro (PL) a elegibilidade para disputar a Presidência em 2026 e concede uma anistia ampla, incluindo também o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
➡️ Elaborada pelos juristas e influenciadores bolsonaristas Tiago Pavinatto e Flavia Ferronato, a proposta desagradou partidos do centrão, como Republicanos e União Brasil, além do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Segundo parlamentares, Motta deixou clara sua posição ao líder do PL na Casa, Sóstenes Cavalcante (RJ), em reunião nesta quinta-feira (4).
➡️ A aposta do centrão é por uma anistia ao ex-presidente que o livre da prisão, mas que não o torne novamente elegível. Assim, Bolsonaro permaneceria impedido de disputar a eleição presidencial de 2026, devido às condenações na Justiça Eleitoral por abuso de poder político e econômico em 2022.
➡️ Nesse cenário, Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, desponta como principal candidato da direita. Ele tem atuado pessoalmente pela anistia de Bolsonaro e deve voltar a Brasília na semana seguinte ao fim do julgamento da chamada “trama golpista”.
📸 Bruno Spada/Câmara dos Deputados
📲 Mais informações em band.com.br
#BandJornalismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário