segunda-feira, setembro 8

Brasília!

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), reagiu às afirmações do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) durante os atos pró-Bolsonaro na tarde deste domingo (7) na Avenida Paulista.

O chefe do Executivo disse que o colega de Gilmar na Suprema Corte, Alexandre de Moraes, impõe uma "tirania" que "ninguém aguenta mais". A declaração foi dada enquanto os manifestantes entoavam gritos de “Fora, Moraes”.

"Por que vocês (manifestantes) estão gritando isso? Talvez porque ninguém aguenta mais a tirania de um ministro como Moraes. Ninguém aguenta mais o que está acontecendo no País", disse o governador.

Pelas redes sociais, Gilmar negou que haja uma “ditadura da toga” e “tampouco ministros agindo como tiranos”. “O STF tem cumprido seu papel de guardião da Constituição e do Estado de Direito, impedindo retrocessos e preservando as garantias fundamentais”, escreveu o magistrado.

O ministro concluiu dizendo que “o Brasil realmente não aguenta mais são as sucessivas tentativas de golpe que, ao longo de sua história, ameaçaram a democracia e a liberdade do povo”. Para o magistrado, “é fundamental que se reafirme: crimes contra o Estado Democrático de Direito são insuscetíveis de perdão! Cabe às instituições puni-los com rigor e garantir que jamais se repitam”.

O governador de São Paulo iniciou uma ofensiva na capital federal em prol da anistia dos réus pelo que a Procuradoria-Geral da República aponta como uma tentativa de golpe de Estado para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Entre os acusados nessa trama está Bolsonaro, aliados e milhares de pessoas que destruíram as sedes dos Três Poderes clamando por uma intervenção militar em 8 de janeiro de 2023.

📸 Tânia Rêgo/Agência Brasil

📲 Mais informações no site band.com.br

#BandJornalismo

#BandJornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário