terça-feira, novembro 19

Femurn lidera comitiva em evento Novos Gestores


 O presidente da Femurn, Luciano Santos, informou que 90% dos novos prefeito eleitos e 30% dos 78 reeleitos no Rio Grande do Norte participam dos “Seminários Novos Gestores” que a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) promove, em Brasília.

“Na realidade, um prefeito considerado novo, vem com sonho de realizar muitas coisas, no palanque se promete tudo, mas não tem a experiência técnica, não conhece as limitações que o município tem, como as limitações, como é que está o gasto com pessoal, compromisso com a receita corrente líquida, parcelamento, com precatórios, com despesas correntes”, apontou Luciano Santos.

Já no fim do segundo mandato de prefeito em Lagoa Nova, o prefeito Luciano Santos diz que “é importante que o novo prefeito conheça exatamente o que é isso, o poder de tomar decisão baseado em parecer jurídico, através de profissionais autênticos e também das limitações financeiras e contábeis do seu município”. Então, segundo Santos, Seminários como aquele que realizamos em Natal, serve para entregar aos novos prefeitos, especialmente, informações básica, “o que eu chamo de “intensivão” do que ele precisa entender e saber para conduzir o seu município”.

Por essa razão, Santos considera importante o prefeito receber de uma entidade como a Femunr e CNM, informações que vão ajudá-los nos primeiros meses da sua gestão.

O presidente da Femurn trouxe à memória a participação dele no primeiro Seminários Novos Gestores, quando ele assumiu o cargo na prefeitura: “Eu me lembro muito bem, em 2016, quando cheguei aqui, deste encontro de novos gestores, me vislumbrei e saí encantado com o que a CNM tem para os prefeitos e prefeitas”.

A segunda edição dos “Seminários Novos Gestores” recebeu os prefeitos eleitos de nove estados da região Nordeste e do Rio de Janeiro e Espírito Santo, exceto Maranhão e Piauí, na segunda e terça-feira (18 e 19), ocasião em que o o presidente Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, apresentou a entidade e o movimento municipalista. O presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho, ressaltou a importância da Confederação. Já o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), José Henrique, mais conhecido como Quinho, complementou a fala do presidente da Fermurn. “Nós chegamos aqui em 2016 cheio de vontades, de desejo, de fazer as coisas acontecerem nos nossos Municípios. Estar prefeito é uma experiência ímpar. Vocês terão a oportunidade de fazer muito pelo seu povo e lutar pelo municipalismo brasileiro”.

O 1º secretário da entidade e presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Edimar Santos, reforçou a importância da pauta municipalista. “A cada dia aprendo sempre. Sobre a liderança do presidente Paulo Ziulkoski, o municipalismo tem conquistado espaço e só é possível quando lá tem um prefeito e uma prefeita que trabalha. Não importa o tamanho do seu município, importa o tamanho da competência de cada prefeito e cada prefeita”, finalizou.

Conquistas

O histórico de conquistas da Confederação foi repassado ano após ano pelo presidente Paulo Ziulkoski. Em números, as conquistas somam mais de R$ 1,8 trilhão aos Municípios. Dos Estados que participam desta edição do evento, o número soma mais de R$ 493 bilhões até agora.

Entre elas, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que hoje destina 25,5% aos Municípios brasileiros. Lá no início, o valor era de apenas 10%. “É um processo onde os prefeitos da época lutaram muito e hoje somos beneficiados”, enalteceu Ziulkoski.

 FONTE:TRIBUNA DO NORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário