terça-feira, setembro 10

O SÉCULO DOS SÁBIOS

   


 É um acontecimento histórico impressionante, tão pouco incrível que em um único século e em uma única cidade tenham existido tantos gênios, mesmo sem incluir os sábios e os homens de talento simples.

          Atenas não foi apenas a sua característica pelas esculturas e construções maravilhosas, mas também pelos grandes sábios, filósofos e historiadores da cidade de ouro.

          O filósofo Sócrates caminhou pelas ruas atenienses e instalou-se na Ágora ensinando os jovens a conhecer eles mesmos. Obras escritas nunca tiveram, então seus discípulos, especialmente Platão, nos deixaram um manifesto sobre suas obras.

          Platão também teve discípulos como o jovem macedônio Aristóteles, um dos pensadores mais extraordinários da humanidade. Naquela época, três historiadores também faziam parte. Heródoto, considerado o pai da história; Tucidides cuja obra. A guerra do Peloponeso até hoje é um documento de estudo; Xenofonte, também discípulo de Sócrates, narra de maneira excelente a odisseia da retirada dos dez mil gregos com seus grandes perigos. 

          Também na maravilhosa Atenas de Péricles viveu Hipócrates, o pai da medicina; Demócrito, o primeiro a intuir a existência do átomo; Anaxágoras, um dos maiores astrônomos da 

antiguidade; Empédocles, que foi ao mesmo tempo físico, astrônomo, filósofo e médico.

         E o grande matemático Zeno.

Face-b

Márcia Oliveira 

CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário