A casa de Jorge Amado é um local de grande importância cultural e histórica, localizado no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, Bahia. Foi a residência do famoso escritor brasileiro Jorge Amado e de sua esposa, Zélia Gattai, também uma renomada escritora.
A casa, que agora funciona como um memorial, oferece uma visão de vida do casal, exibindo seus objetos pessoais, livros, fotos e manuscritos. É um espaço que celebra a vida e obra de Jorge Amado, um dos maiores escritores brasileiros, autor de clássicos como " Gabriela, cravo e canela" e " Dona Flor e seus dois maridos".
Comprada em 1960 com o dinheiro da venda dos direitos do livro " Gabriela, cravo e canela," de Jorge Amado, para a MGM, a casa mais tarde se transformou no título do livro de Zélia Gattai publicado em 2002 contando a história vivida pelo casal quando residiu no imóvel.
No local os escritores receberam visitas ilustres, como Glauber Rocha, Pablo Neruda, Tom Jobim, Dorival Cayme, Roman Polansky, Jack Nicholson, Sartre e Simone de Beauvoir, só para citar alguns;
" Se for de paz, pode entrar," dizia Jorge Amado ao receber os seus convidados em sua lendária casa no bairro boêmio do Rio Vermelho, em Salvador. Hoje a frase estampa o tapete de boas vindas da casa do Rio Vermelho, aberta ao público em 2914 com concepção do artista e designer Gringo Cárdia.
CHICO TORQUATO
Nenhum comentário:
Postar um comentário