A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) irá ativar o poço da Vila Mato Grosso, em Serra do Mel, no início da tarde desta quarta-feira, 2. Devido a distância entre as vilas, a regularização do abastecimento pode acontecer no período de dois a cinco dias, após o funcionamento do poço. Serra do Mel é um dos municípios do RN que está em colapso de abastecimento.
O poço que entrará em funcionamento atende a própria Mato Grosso e as vilas Espírito Santo, Goiás e Sergipe. O município de Serra do Mel está em colapso de abastecimento devido a dificuldade geográfica e de manancial que a Companhia encontra para garantir a oferta regular de água.
De acordo com o gerente da Regional Oeste, Márcio Bruno Dantas, a dificuldade de abastecimento de Serra do Mel ocorre porque é um município com características rurais, que possui longas distâncias entre as vilas, dificultando a distribuição regular.
A Caern considera uma série de fatores previstos na Lei 11.445 de 2007. Entre eles a regularidade do abastecimento e o faturamento de contas geradas pelo produto ofertado. Por não ser possível atender essas condicionantes o município está em colapso de abastecimento.
Atualmente, a Caern é responsável por quatro poços em operação no município atendendo 11 vilas. As demais são de responsabilidade da Prefeitura de Serra do Mel, que também tem o encargo de fazer o rodízio de água entre os aglomerados populacionais.
“A Caern cumpre sua missão de apoiar o município com abastecimento de água, mesmo considerando todas as adversidades geográficas e arcando com os custos operacionais previstos para operação dos poços. Isso porque suspendemos a cobrança de contas devido a dificuldade de ofertar a água com regularidade”, reforça Márcio Bruno. Os conjuntos motobombas utilizados nos poços em Serra do Mel, são específicos para o sistema local. Os equipamentos não são encontrados no Brasil e são importados de países como Alemanha, Turquia e Dinamarca. (Com informações ACS – Caern).
Nenhum comentário:
Postar um comentário