quarta-feira, junho 2

ARTIGO - JUAN DOMINGO PERÓN

 

Juan Domingo Peron, nasceu no dia 08/10/1895, em Lobos, uma cidade localizada na província de Buenos Aires, sendo filho de Mário Tomás Peron e Juana Sosa Toledo. Passou a infância na Patagônia, ingressou na escola militar aos 16 anos, época em que a missão militar alemã assessorava o exército argentino.
Em 1924, Peron foi promovido a capitão e participou do movimento armado que depôs o presidente Hipólito Yrigoyen. Exerceu diversos comandos, foi adido militar no Chile e em 1936 na Itália, teve contato direto com Mussolini, de quem se declarou grande admirador.
Peron passou a se destacar a frente da Secretaria do trabalho e previdência - órgão com categoria de ministério, iniciando então a sua vertiginosa carreira política.
Após uma campanha amplamente financiada pela Secretaria do trabalho e marcada pela violenta repressão aos oposicionistas liberais, Peron foi eleito Presidente da Argentina nas eleições de 26/02/1946.
Adotou atitudes fortemente contrárias aos Estados Unidos e defendeu a chamada terceira posição entre o comunismo e o capitalismo. Foi reeleito para a presidência em 1951. Modificou sua política econômica e devido a difícil situação criada com o esgotamento das reservas argentinas no exterior.
Pela terceira vez Peron assumia a Presidência da Argentina. E condenou os movimentos terroristas e anunciou medidas contra o marxismo.
Juan Domingo Peron faleceu em 01/07/1974, deixou a Argentina a beira do caos social.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário