sábado, fevereiro 4

ARTIGO - MARTINHO LUTERO - TEÓLOGO E DOUTOR EM BIBLIA

 

Martinho Lutero, nasceu no dia 10/11/1843, em Eisleben, uma cidade do estado alemão de saxônia Anhalt.
Meio sem querer porque ele próprio nunca apareceu querer romper com a igreja católica. Mas, intelectual respeitado que era, propôs uma série de mudanças na organização do catolicismo de então. E o que era para ser um movimento intramuros da fé católica acabou significando o nascedouro de vertentes do cristianismo.
Como sacerdote, parecia incomodando com o monopólio da fé que a Igreja Católica detinha, sobretudo porque notou haver uma mercantilização caracterizada na questão das indulgências, o perdão pleno dos pecados que naquele momento histórico, vinha sendo negociado por religiosos em troca de pagamentos monetários.
Em 31/10/1517, Lutero afixou 95 teses na porta da Igreja Wittenberg, questionando esse comércio de graças. A partir de então o religioso passou a ser alvo de um longo processo e em 1520, o Vaticano determinou sua ex comunhão.
Lutero promoveu o fim do monopólio católico em relação aos bens da salvação. Na época Lutero já era um religioso renomado, com respeitável carreira acadêmica.
Teólogo e doutor em bíblia, estudioso de grego e hebraico, trabalhava em uma tradução das escrituras. Faleceu em 18/02/1546.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário