terça-feira, junho 7

VERDI CORTÊS E FAMÍLIA SUBSTANCIAM O QUADRO DE AMIZADE DO BLOG

 

Verdi Cortês filho do casal Manoel Cortês conhecido como Nezin Targino e Elvira Cortês nasceu em 30 de março de 1925., Contraiu matrimônio com Maria Cabral Cortês filha de José  Cortês Cabral e Silvia Cortês Cabral.
Verdi ao lado de seus pais: Manoel Cortês e Elvira Cortês com sua irmandade formada de homens e mulheres.

Histórico de vida de Verdi Cortês - teve o privilégio na juventude de estudar no Colégio Diocesano Santa Luzia em Mossoró. 

Avançando na vida escolar, foi fazer o segundo grau no Colégio Cearense em Fortaleza, estudo interrompido, após iniciar um namoro com a sobrinha Maria Cortês, noivou e resolveu interromper os estudos para vir  contarair  matrimônio.  

Dona Maria e seu Verdi com Bernadete criancinha em seus braços!

A principio morou em próximo do seus pais na comunidade rural de Poço Verde, onde nasceram suas duas primeiras filhas: a assistente social Helena Cortês e a professora Bernadete Cortês.

Helena Cortês, sua filha Andreza com seu esposo e sua primeira neta.

A professora Bernadete Cortês ao lado dos sobrinhos, filho do irmão Hugo.

Construindo sua prole  familiar com o nascimento de único filho homem que batizou pelo o nome de Hugo.

Outras imagens familiares:

Verdi perfilando ao lado da filha Helena sua esposa Maria e neta Andreza filha de sua primeira filha assistente social Helena Cortês!

dona Maria de Verdi ladeado do filho Hugo e suas irmãs: Mércia, Bernadete, Helena e Suely.

Nasceram mais duas mulheres Mércia (im memoriam) e a caçula Sueli.

Todo juntos e misturados - familia reunida com esposa, filhos, netas, bisneta e genro!

Tendo sua esposa Maria Cabral Cortês, recebido o dote de herança do inventário de seu pai José Cortês Cabral de uma propriedade  rural bastante produtiva, vieram morar mais próximo da Vila de Santa Luzia, atualmente cidade de Carnaubais.

Filha Bernadete festejando uma data natalícia aos 90 anos de sua matriarca - vivendo em companhia dos filhos dos filhos depois à viuvez!

Verdi Cortês além de agropecuarista, foi vereador pelo Municipio de Assu e com a emancipação de Carnaubais, exerceu mais de um mandato no parlamento municipal. 

Sendo fundador do Sindicato Patronal, ainda exerceu a representação local do Funrural, um projeto de assistência previdenciária ligado ao homem do campo no período do governo militar instituído no Brasil.

Dito isto, seu Verdi veio á óbito em 22 de março de 1999, justamente no mesmo mês de nascimento, com 74 anos de convivência com esta hospitaleira gente de Carnaubais.

Pela força do seu trabalho prestado comunitariamente, sendo colega de parlamento e aliado politico na 1ª eleição constitucional de Carnaubais de meu pai Inácio Lacerda: ambos apoiando Valdemar Campielo.

Por esta razão convidamos os  principais membros da familia, para representá-lo ao quesito, que faz jus a esta grande parceria em uma confraternização da familia Lacerda e outro cruzamentos colaterais, por afinidade ou pertencente ao ciclo da nossa amizade.  

Mércia a lado do pai na eternidade receberá uma homenagem póstuma.

Ainda será contemplada da neste encontro, sua filha Mércia Cabral Cortês Erculino, minha ex- aluna que partiu prematuramente para a eternidade em 3 de agosto de 2,021 aos 60 anos de idade. 

Confiram fotos ilustrativas desta importante familia do nosso municipio e região.

Nossa redação sente-se orgulhosa pelo destaque dado à uma familia que muito contribuiu no passado e permanece no presente, mantendo um elo do bom relacionamento social da nossa pacata Carnaubais.
Em tempo:
Complementando o álbum da familia Cortês - recebemos a imagem de Tácio filho de Bernadete com seu casal de criança que são  consequentemente netos da professora Bernadete,  carregados nos braços pelo afetuoso carinho do pai!
Para que não fique algo em descontentamento, acrescentamos nesta galeria de descendentes de seu Verdi e dona Maria, a presença do seus netos:
Halisson filho de Hugo e Ivânia - E Júnior filho de Augustinho e Sueli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário