sexta-feira, abril 20

Da Fênix do Sertão para a Campus Party: uma trajetória de vida na tecnologia


Situada a quase 300 quilômetros de distância de Natal, a cidade de Carnaubais - também conhecida como Torrão Acolhedor ou Fênix do Sertão - é uma das nove cidades que compõem a região do Vale do Açu, tendo pouco mais de 10 mil habitantes. Assim como vários outros municípios do interior do Rio Grande do Norte, é um local em que a área da tecnologia não é suficientemente explorada. E apesar de todos os obstáculos que envolvem a ascensão de um cidadão em um ambiente carente, os desafios não desestimularam o jovem Anderson Valentim. 

Com apenas 19 anos, a relação de Anderson com a tecnologia é de longa data. Em 2013, ele ingressou no IFRN Campus Ipanguaçu no curso integrado de Informática, apaixonando-se, assim, pela área. O tempo passou e em 2017 ele entrou no ensino superior, no curso de Sistemas de Informação da universidade Ufersa Campus Angicos. As vivências adquiridas nas duas instituições foram fomentando a carreira de Anderson dentro da área de TI. 

Porém, o ápice dessa trajetória ainda estava por vir e culminou em uma palestra ministrada por ele na Campus Party Natal. Foi dessa forma que, em uma sexta-feira 13, Anderson concretizou seu sonho, com um detalhe a mais: ser o primeiro da sua cidade a realizar esse feito. A palestra “Google Hacking: Conceito e Aplicações” ocorreu no palco Workshop Multi e todas as cadeiras estavam ocupadas. O Google Hacking é uma técnica bastante utilizada para consultas avançadas. Utilizando dessa técnica, é possível levantar diversas informações de pessoas e empresas. Esses recursos de consulta são bastante utilizados em testes de penetração para a detecção de vulnerabilidades em sistemas. 

A Campus Party, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo e que para Anderson era um sonho inalcançável, exige alguns critérios para a admissão de palestras. E o jovem carnaubaense encarou essa barreira. “Eu fui incentivado por alguns colegas a submeter a palestra. Na hora de preencher o formulário, um dos critérios era enviar um dos meus três projetos mais relevantes. Com isso, eles fazem a análise do perfil, das redes sociais que eu tenho, e fui avançando no processo de seleção. Eu não esperava que seria aprovado porque essa é a minha primeira Campus Party, e o nível de pessoas que palestram aqui é muito alto. Fiquei muito feliz com o resultado, pois lá no interior do Estado o desenvolvimento de pesquisas é precário. Trazer para a capital o que é produzido de desenvolvimento científico no interior é gratificante. Fico feliz por representar Carnaubais e o Vale do Açu como todo”, confessa. 

Anderson, que no final da sexta-feira exibia um olhar de cansaço, mas com a postura do dever cumprido, trabalha atualmente na Prefeitura Municipal de Carnaubais no que diz respeito à administração dos sistemas. Também já fez minicursos de Introdução à Computação e ajudou em projetos de alunos na Escola Estadual Alcides Wanderley, a única da cidade a ter Ensino Médio. Depois da Campus Party, seu foco será ampliar seu conhecimento e duplicar as oportunidades na área. Inclusive já recebeu convites para mais duas palestras no município de Pau dos Ferros. 

Quando interpelado em relação ao futuro da sua cidade na vertente tecnológica, Anderson surpreendentemente revela entusiasmo. “Com os poucos projetos que fiz, consegui chegar na Campus Party. Nós temos uma grande aprovação de jovens no IFRN de Ipanguaçu e lá é um berço tecnológico. Temos vários talentos que foram descobertos lá. Eu fui um, minha prima, Hevla Kezia, que fará Engenharia Elétrica, foi outra. A tendência é sempre descobrir novas pessoas, novas capacidades, pessoas que se profissionalizem e que levem o nome de Carnaubais para além do Vale do Açu”. 

A Campus Party Natal deixou uma marca na vida profissional de muitas pessoas. No caso de Anderson, uma lembrança que jamais será esquecida. Um fato que servirá de estímulo para combater os problemas da sua região e ressurgir diante das cinzas do infortúnio, assim como faz uma fênix. 

Fonte - 

Nenhum comentário:

Postar um comentário