quarta-feira, julho 22

Morre aos 81 anos, o ex-prefeito do Rio de Janeiro, Luiz Paulo Conde

7io67io6er
Morreu nesta terça-feira (21), aos 81 anos, o ex-prefeito do Rio de Janeiro e arquiteto Luiz Paulo Conde. Ele estava internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, onde tratava um câncer de próstata. Casado com Rizza Conde, também arquiteta, ele deixa três filhos e seis netos.
O velório será realizado no Palácio da Cidade, a partir das 18h. Na quarta (22), às 11h30, haverá a realização de uma missa de corpo presente. Em seguida, o corpo segue para o Cemitério São João Batista, onde será sepultado.
Como arquiteto, foi presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil, professor e diretor da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) da UFRJ (Universidade Federal do Rio). Na política, Conde assumiu a Secretaria Municipal de Urbanismo no primeiro mandato de Cesar Maia (1993-1997) como prefeito. Em 1996, foi eleito prefeito do Rio pelo PFL (Partido da Frente Liberal), o mesmo de Maia, de quem teve apoio.
Durante seu mandato, Conde coordenou programas como Rio Cidade, de revitalização das áreas urbanas, e Favela-Bairro, de reurbanização das favelas cariocas. Como prefeito, deu continuidade às iniciativas. Em 2000, concorreu à reeleição pela mesma sigla, mas acabou derrotado pelo próprio antecessor, que passou para o PTB.
Depois da derrota, Conde rompeu com Cesar Maia e aderiu ao grupo político do ex-governador Anthony Garotinho e entrou para o PSB. Elegeu-se vice-governador na chapa de Rosinha Matheus, mulher de Garotinho, no pleito de 2002. No ano seguinte, acompanhou Garotinho na troca do PSB pelo PMDB, onde se candidatou a prefeito pela terceira vez, mas terminou em terceiro lugar, atrás de Cesar Maia e de Marcelo Crivella (atualmente no PRB).
Fonte: Portal JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário