Nesta semana dedicada a Shakespeare não podia faltar a famosa história desse casal de adolescentes de Verona.
O que é mito e o que é realidade nessa tragédia romântica de Shakespeare? A história tornou-se conhecida mundialmente graças a peça que Shakespeare escreveu e estreou pela primeira vez em 1595.
O dramaturgo inglês não foi o primeiro a escrever esta trama, atribuída como original de Luigi de Porto. Mas o fato é que a assinatura de Shakespeare é a que aparece nas inúmeras versões desta peça para ballet, teatro e cinema.
A versão cinematográfica feita por Franco Zéfirelli, cineasta italiano, está eternizada como a melhor encarnação dos dois jovens apaixonado s de Verona.
Quanto a veracidade da história de amor, não se sabe se aconteceu ou, pelo menos, se aconteceu de maneira como nós a conhecemos. Contudo, existe um grande grau de certeza com relação a casa que pertenceu a Julieta. Atualmente é uma pousada restaurada do século VIII localizada na via Carpelo, 27, em Verona.
Ficou provado que a família Capuleto viveu realmente lá e parece também ser verdade que havia grandes rivalidades entre os Capuleto e a família Montechio.
Hoje em dia cidadãos de todo mundo pagam até 900 euros para se casarem na icônica varanda. A existência desta casa fez de Verona uma das cidades italianas mais visitadas.
CHICO TORQUATO
Nenhum comentário:
Postar um comentário