O Rio Grande do Norte realizou 89.605 cirurgias eletivas em 2024, um crescimento de 17% em comparação com 2023, quando foram registrados 76.619 procedimentos. O avanço foi impulsionado pelos investimentos do Programa Mais Cirurgias, Mais Saúde, coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) desde 2020, e pelo Programa Nacional de Redução de Filas (PNRF), do Ministério da Saúde. No total, os programas destinaram R$ 46,5 milhões para ampliar o acesso a cirurgias para a população potiguar.
Os dados foram apresentados pela Sesap durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira (24). “Esse resultado é fruto do esforço conjunto para garantir mais saúde, dignidade e qualidade de vida para o povo do RN. O desafio agora é ampliar ainda mais o número de cirurgias em 2025”, afirmou a secretária-adjunta Leidiane Queiroz.
RN se destaca no cenário nacional
O volume de cirurgias eletivas colocou o Rio Grande do Norte entre os destaques do país. O estado liderou o ranking nacional de procedimentos de alta complexidade por habitante e ficou em 5º lugar no ranking geral, sendo o primeiro do Nordeste em cirurgias de média complexidade.
O Hospital Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim, ficou entre as cinco unidades que mais realizaram cirurgias em 2024, com 4.172 procedimentos. A unidade registrou um aumento de mais de 100% nas cirurgias ortopédicas de alta complexidade, impulsionado pela abertura de 66 novos leitos e uma nova sala cirúrgica.
Ponta Negra News
Nenhum comentário:
Postar um comentário