O presidente Lula (PT) distorce os fatos ao afirmar em seu discurso de posse no Congresso, neste domingo (1º) que o Brasil teve o maior número de mortes por Covid-19 proporcional à população.
“Em nenhum outro país a quantidade de vítimas fatais foi tão alta proporcionalmente à população quanto no Brasil, um dos países mais preparados para enfrentar emergências sanitárias, graças à competência do nosso Sistema Único de Saúde”, disse Lula.
Na verdade, segundo dados compilados pelo The New York Times, o Brasil é apenas o 18º país nessa lista, com 329 mortes por 100.000 habitantes na totalidade da pandemia.
No topo da lista, está o Peru. O país vizinho do Brasil tem apenas 33 milhões de habitante, bem menos do que os mais de 200 milhões de brasileiros, o que distorce a comparação.
Mesmo assim, considerando apenas países com um tamanho de população semelhante, o Brasil é apenas o segundo maior em mortes proporcionalmente.
Os EUA, que têm mais de 331 milhões de habitantes, está a frente, com 331 mortes por 100.000 habitantes.
Ou seja, o governo Jair Bolsonaro não é nenhum exemplo de enfrentamento à pandemia, mas também não se presta à retórica hiperbólica de Lula.
Entenda a classificação:
Real: notícias e informações quem podem ser verificadas com documentos ou dados concretos e ostensivos
Fake: notícias ou informações, normalmente inventadas, que não correspondem a fatos e dados conhecidos
Alerta: notícias ou informações com conteúdo parcialmente verdadeiro, mas normalmente manipulado, ou sem possibilidade de comprovação por dados concretos
Com informações do O Antagonista
Nenhum comentário:
Postar um comentário