No dia 28 de julho de 1794, o revolucionário francês Maximilien de Robespierre foi guilhotinado, após boatos de endurecimento da lei do terror. Sua morte marcou o começo da última fase da Revolução Francesa.
" Os reis, aristocratas e tiranos, independentemente da nação a que pertençam, são escravos que se revoltam contra o soberano da terra, Isto é a humanidade, e contra o legislador do universo, a natureza", declarou em 24 de abril de 1793 Robespierre, uma das figuras mais importante da revolução Francesa.
Os ideais da Revolução Francesa - Liberdade, igualdade e fraternidade - compunham seu slogan predileto. Robespierre tornou-se famoso como político sério e incorruptível, seu objetivo era eliminar os privilégios e instituições do antigo regime.
Proclama a República, em 1792, Robespierre mostrou sua nova fase. Não exitou muito para selar o destino do Rei, aprisionado por revolucionários. Luiz XVI, foi jurado, condenado e em 21 de janeiro de 1793, decapitado na guilhotina.
Robespierre justificava o reinado do terror Jacobino,. causou dezenas de milhares de vítimas. No final o terror engoliu o terrorismo. Um ano após a morte de Robespierre, a França obteve um novo governo, comandada por cinco diretores.
Nesse período a França mergulhou numa nova crise econômica e social.
Para manter seus privilégios políticos, a burguesia entregou o poder a Napoleão Bonaparte, que exerceu com o mesmo absolutismo que havia sido derrubado pela revolução Francesa.
CHICO TORQUATO
Nenhum comentário:
Postar um comentário