O Arquivo Secreto do Vaticano é o repositório central de todos os atos promulgados pela Santa Sé.
Estes arquivos também contém os documentos sobre a administração do Vaticano, correspondências e livros de Papas, processos da inquisição, e muitos outros documentos que a Igreja Católica tem acumulado ao longo dos séculos.
No século XVII, sob as ordens do Papa Paulo V, o Arquivo Secreto foi retirado da Biblioteca do Vaticano e permaneceu totalmente fechado para pessoas não-autorizadas até o final do século XIX, quando foram abertos parcialmente pelo Papa Leão XIII.
Tardiamente, no século XIX, o Papa Leão XIII, chegou a conclusão de que limitar o acesso ao Arquivo histórico da Santa Sé prejudicava a própria Igreja enquanto instituição.
Como vimos recentemente, a última autorização oficial quando o Papa Francisco anunciou que os estudiosos poderão ter acesso a todos os documentos relacionados ao Governo e a atividade Pastoral de Pio XII, famoso por causa do seu suposto silêncio diante do Holocausto.
De certa forma, a Santa Sé acaba seguindo a tendência de todas as instituições: abre os arquivos cuja memória histórica já não possa ser manipuladas pelos jogos políticos da atualidade.
CHICO TORQUATO
Nenhum comentário:
Postar um comentário