Machado de Assis casou-se relativamente tarde para sua época. Tinha 30 anos quando trocou alianças com Carolina Xavier de Novais, portuguesa de nascimento, descendente de uma tradicional família, dotada de notável cultura e sensibilidade.
Machado costumava dizer que jamais escreveriam a sua biografia na íntegra "Porque ninguém é mais reservado nessa matéria do que eu". Ao mesmo tempo era obcecado pelo tema do Adultério, sempre presente em seus principais contos e romances.
Alguns de seus conterrâneos especularam sobre o que o mestre fazia nas horas mortas da tarde. O escritor Humberto de Campos, chegou a escrever que Machado era o pai biológico de um certo M. de A. Ou Mário de Alencar, filho de ninguém menos que o político e romancista José de Alencar.
Há alguns anos, quando Carlos Heitor Cony, relembrou a fofoca na sua coluna da folha, sugeriu que Dom Casmurro foi baseado em fatos reais. Capitu nesse caso, seria a elegante e distinta Georgiana Augusta da Gama Cochrane de Alencar, esposa do autor de Iracema.Cogitações a parte, jamais saberemos a verdade. Machado era realmente discreto nos assuntos pessoais.
Que foi um escritor perfeito, ninguém tenha dúvidas.
Foi também um adultero, nunca pego com as calças nas mãos, aí a história vai longe.......
CHICO TORQUATO
Nenhum comentário:
Postar um comentário