sábado, março 20

ARTIGO - LUIZ GAMA - ATIVISTA ABOLICIONISTA

 

Luiz Gonzaga Pinto da Gama, nasceu no dia 21/06/1830, em Salvador/BA, sendo filho de Luisa Mahin (Alforriada), e de um fidalgo de família portuguesa.
Luiz Gama nasceu na Bahia livre, aos dez anos seu pai o vendeu como escravo e foi para São Paulo. No cativeiro, aprendeu a ler e escrever, conquistou a sua liberdade após provar que havia nascido livre.
Daí em diante, sua paixão pelas Letras e seu espírito aguerrido não pararam de crescer. Onde faz uma crítica social e política da sociedade brasileira, denunciando as questões raciais do ponto de vista negro, na primeira pessoa.
Ativista da causa republicana e abolicionista, colaborou na sua missão de libertar e garantir o direito dos escravizados. Valeu-se da brecha no próprio sistema escravagista, extinguir o tráfico negreiro, Luiz Gama dedicou-se com afinco e gratuitamente a libertar pessoas escravizadas de várias províncias do Brasil.
Mesmo não sendo diplomado, era advogado autodidata com grande cultura jurídica. Luiz Gama possuía uma provisão documento que autorizava a prática do direito, dada pelo poder judiciário do Império.
A Ordem dos Advogados do Brasil, concedeu o título de advogado a Luiz Gama, reconhecendo sua importância como jurista. Recebeu o título de Patrono da Abolição da Escravidão no Brasil e teve seu nome inscrito no livro dos heróis da Pátria.
Justa homenagem para o advogado da liberdade.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário