domingo, abril 1

CHICO MARQUES E SUA CENTENÁRIA LIÇÃO DE VIDA





Quando dizemos que o tempo é o senhor da razão, observamos no percurso de vida de seu Chico Marques os fundamentos do popularizado jargão. Viver nos dias de hoje, acima de 100 anos de idade, é uma coisa rara, uma dádiva da divina providência aos que merecerem este fabuloso mérito. 
Somente criaturas nascidas em um tempo de dificuldades ecônômicas como foi a era de 15 no século passado: quando as águas não eram poluidas, o ar que respiramos exalando pureza, sem o meio ambiente tão agredido e enxarcado pela ação assassina do homem, com suas ganâncias pessoais, injetando agrotóxicos de toda ordem nos campos e nascente dos riachos, matando a força da natureza sem respeitar suas reais potencialidades.
Seu Chico Marques é uma lição de vida para os que querem se achar superior a tudo - só consegue esta longevidade quem Deus permite e com seu Chico Marques ele derramou toda sua generosidade, oferecendo condições de superação em todos os sentidos.  
Desde sua origem humilde, tendo sido trabalhador braçal da colheita do sal, atravessou varias crises epidêmicas como a época do impaludismo, o mal do século chamado turbeculose e com muito trabalho, disposição de luta, honestidade em primeiro lugar, construiu ao longo destes anos, uma vida bastante promissora para seus familiares. Seu Chico Marques tem de todos o respeito nesta cidade: nunca foi, vereador, prefeito ou outra função da vida cotidiana no plano do saber - era um homem de poucas letras, embora alfabetizado. Todavia, dentro de 4 paredes, numa mercearia ou bodega como se chamava originariamente, pesando quilo a quilo, o açúcar, o feijão, a farinha, medindo milimetricamente cada garrafa de querosene que vendia, cada chamada de aguardente no seu balcão, construiu patrimônio, comprou propriedades, tornou-se criador com um relativo rebanho criado as soltas.  
Seu Chico Marques tendo o esforço do falecido Codoca de Chico Amâncio para a vaqueirama das vacas  paridas no mato,  vindo as vezes a ferrar a cria depois do bicho virar garrote, pagando uma boa mesada ao INSS, vive atualmente as custas de uma boa aposentadoria. 
Deus quando dá à quem lhe merece, dá com franqueza e seu Chico Marques nestes 103 anos de vida, passou por 5 delicadas cirurgias, seu coração foi assistido por grandes milagres da medicina. Fez em 2015 uma monumental festa centenária e ontem reuniu singelamente parte de suas amizades para festejar em sua casa seus 103 anos de idade, completada na última quinta feira santa. 
Tenho a satisfação de fazer parte deste rol de amigos que frenquentou ontem este acontecimento - amizade constituida pelos laços de afinidade do meu velho e saudoso pai Inácio Lacerda de quem seu Chico Marques era seu compadre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário