quarta-feira, dezembro 17


Agricultores chegam a produzir 100 toneladas por mês
No último final de semana, a equipe de jornalistas, representantes do Governo do Estado, do “RN Sustentável” e do Banco Mundial realizaram visitas de campo ao projeto-piloto de Inclusão Produtiva da Cadeia de Agricultura Irrigada a Associação Comunitária do Assentamento Oziel Alves. A proposta do programa é otimizar o trabalho desenvolvido nos assentamentos rurais.

Hoje, o maior gargalo da produção da Agricultura Familiar é a incerteza do mercado. "A gente produz sem a ter certeza que vai vender o nosso produto", afirma o presidente do conselho comunitário do assentamento Oziel Alves, Ailton Santiago de Oliveira, conhecido como seu "Neguinho". Atualmente, as famílias do assentamento produzem, em média, 100 toneladas por mês de frutas irrigadas, como melão, banana e mamão. No entanto, boa parte dessa produção se perde por falta de um comprador certo.

Além disso, a instabilidade no preço de mercado também prejudica os produtores. "Muitas vezes quando iniciamos a plantação, o preço do produto está em R$ 0,80 e quando chega a época de colher, o mesmo produto chega a ser comercializado por R$ 0,40", explica o produtor rural Lázaro Pedro da Mota.
O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário