sexta-feira, março 28

Maior carnaval fora de época do interior movimenta a cidade de Alto do Rodrigues

Grafith é uma das atrações do Alto Folia 2014Grafith é uma das atrações do Alto Folia 2014
ALTO DO RODRIGUES - A cidade de Alto do Rodrigues está em festa com mais uma edição do maior carnaval fora de época do interior do Estado, o Alto Folia 2014. O evento acontece dentro das festividades em comemoração aos 51 anos de emancipação política do município.
As atividades referentes ao aniversário da cidade começaram a ser desenvolvidas na segunda-feira, 24, com apresentações culturais com crianças, jovens e idosos dos projetos sociais do município e a Orquestra de Sanfona de Assú.
Na terça-feira, 25, o prefeito Abelardo Rodrigues Filho (DEM) promoveu um encontro das igrejas evangélicas para celebrarem o Dia do Evangélico, instituído por meio de lei municipal. O evento reuniu as igrejas Assembleia de Deus, Igreja de Cristo, Presbiteriana, Universal, Assembleia de Deus Missionários da Fé, Igrejas Batistas e Igreja Nova Aliança, que tiveram a missão de propagar a palavra de Deus por todos os cantos da cidade. Houve ainda shows com artistas gospel.
Mas a expectativa geral dos moradores de Alto do Rodrigues, dos visitantes e foliões vindos de diversas cidades do RN e estados vizinhos é com relação aos quatro dias de micareta que atrai milhares de pessoas desde quinta-feira, 27, onde as grandes atrações contratadas para animar o Alto Folia deste ano se apresentam.
Dado o crescimento do evento, a prefeitura resolveu adotar algumas medidas, como a regulamentação do fluxo comercial nas dependências do corredor da folia e a regulamentação do trânsito durante as festividades.
Decreto municipal baixado pelo Executivo proíbe a utilização de carrinhos comerciais e trailers sobre rodas no espaço físico denominado corredor da folia, na avenida Ângelo Varela, sem a devida autorização da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, responsável pela indicação da localização e numeração, de acordo com o mapa do evento, até o próximo dia 30. Mas a comercialização de produtos e bebidas utilizando-se de caixas térmicas (isopor) no referido espaço está liberada.
Fica proibida a utilização e o trânsito de veículos portando equipamentos sonoros denominados de “paredões de som” no espaço citado e nas imediações entre os dias 28 e 30, a partir das 22h. O estacionamento de veículos e motos no corredor da folia também estará proibido a partir das 15h desta sexta-feira, 28.
Quanto à programação do município para o Alto Folia 2014, é a seguinte: nessa quinta-feira, 27, às 16h, saiu o Bloco da Melhor Idade, com a Orquestra Harmonia do Frevo. Na sexta-feira, 28, às 16h, Bloco Infantil com a Orquestra Harmonia do Frevo. No sábado, 29, e domingo, 30, a partir das 16h, mela-mela e “arrastão” com a banda Grafith.
Quanto aos blocos oficiais, as apresentações iniciam a partir das 23h. O bloco Alto Astral terá duas atrações na sexta-feira e no sábado. Uma delas vem diretamente da Bahia. Trata-se do cantor Edcity (dia 29), que agradou muito em sua apresentação no Carnaval de Macau. A outra grande atração será a banda Grafith (dia 28), sensação dos carnavais da região há mais de 20 anos.
A novidade no Alto Folia 2014 fica por conta do bloco Chame Gente, que sairá no segundo dia de folia (dia 29) com o cantor Moraes Moreira. O nome do bloco é uma homenagem a um dos maiores sucessos do cantor.
A proposta do bloco é inserir na programação do sábado uma alternativa diferente dos tradicionais blocos Alto Astral e Kissarro, que tradicionalmente saem na avenida com bandas e cantores no estilo axé/swingueira. O bloco trabalha o resgate à cultura do frevo, ritmo muito bem aceito pelos foliões.
Já o tradicional bloco Kisssarro frustrou parte dos seus foliões que esperavam mais em termos de atrações. O bloco sairá apenas no sábado, com Dan Ventura (ex-Bonde do Maluco) e Os Meninos.

O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário