quinta-feira, setembro 19

Problemas na prestação de serviços na saúde em Assú serão discutidos em audiência pública

Audiência será realizada na Câmara MunicipalAudiência será realizada na Câmara MunicipalAssú - O secretário estadual de Saúde Pública, médico Luiz Roberto Fonseca, e a coordenadora-geral do Serviço Móvel de Urgência (Samu) do Rio Grande do Norte, médica Cecília Picinin, têm suas presenças anunciadas hoje, 19, na cidade do Assú. Ambos serão partícipes da audiência pública que surgiu com o propósito de aprofundar o debate por sobre os problemas que ainda fazem a prestação de serviços do setor enfrentar uma grande deficiência.
Proposta na Câmara Municipal, por sugestão do presidente do Legislativo, vereador Heliomar Cortês Alves (PMDB), a audiência pública foi adotada pelo Poder Executivo local e terá amplitude regional, segundo informação da secretária municipal de Saúde e coordenadora-geral da 8ª Região de Saúde - que absorve cerca de 15 municípios - servidora pública Lucianny Edja Guerra de Massena. A programação será vivenciada a partir das 9h no plenário da Câmara de Vereadores do município.
Além de confirmar o comparecimento do secretário estadual e da coordenadora-geral do Samu/RN, a auxiliar da gestão disse que estão sendo esperados os prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais de Saúde, lideranças políticas e o povo em geral, para a referida realização. "Quero convidar os representantes de todos os municípios que fazem parte da 8ª Região de Saúde para esta oportunidade que será de muita importância para o setor de saúde de toda a região", enfatizou a secretária municipal.
Lucianny Edja também elencou como importante que o evento possa ser acompanhado pelos representantes do Ministério Público Estadual das comarcas da região. "Essa é a hora para a gente discutir o problema da saúde pública e pontuar alguns encaminhamentos", reforçou. Ela vê como fundamental que a audiência pública possa indicar caminhos que se reflitam na otimização dos serviços de saúde, frisando que a densidade populacional da 8ª Região de Saúde representa hoje um contingente de 156 mil habitantes.
O deputado estadual George Soares (PR) também confirmou participação na audiência pública. Além de envolver-se diretamente nos debates que se verificarão, sob o testemunho do próprio secretário estadual e da coordenadora-geral do Samu/RN, o parlamentar tenciona reavivar a discussão em torno do aproveitamento da emenda de sua autoria, no valor de R$ 500 mil, aprovada no Orçamento Geral do Estado, dirigida à implantação de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Regional Dr. Nelson Inácio dos Santos.
ESCLARECIMENTO
O deputado republicano explicou que não se opõe a que a emenda possa servir a outros investimentos na área de saúde, mas salientou que esta decisão precisa passar sob o crivo da população do Vale do Açu, reafirmando que sua preocupação ao indicar a emenda foi garantir recursos para atender uma antiga reivindicação local e regional, visto que muitas vidas se perderam - e ainda se perdem - pelo fato de a unidade hospitalar carecer de uma UTI para atendimento aos casos de urgência e emergência.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário