
sexta-feira, outubro 31
Deputado da direita aparece em 1º lugar em pesquisa no Rio Grande do Norte*

O deputado estadual Coronel Azevedo (PL), representante da direita conservadora na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, apareceu em primeiro lugar na pesquisa eleitoral divulgada pelo jornal TCM Notícia, de Mossoró.
Ex-comandante Geral da Polícia Militar, o deputado foi o segundo estadual eleito mais votado em 2022 e é o maior opositor ao Governo do PT no RN.
Coronel Azevedo é contra os aumentos de impostos do PT, critica duramente a perseguição política contra Bolsonaro, e deseja a derrota dos petistas tanto no RN quanto em Brasília nas eleições de 2026.
SBT vai transmitir a Copa do Mundo FIFA de 2026 com narração de Galvão Bueno
O SBT e a N Sports confirmaram parceria para transmitir a Copa do Mundo da FIFA 2026™, que será realizada nos Estados Unidos, México e Canadá. As emissoras exibirão 32 jogos, incluindo todas as partidas da Seleção Brasileira, em um modelo de simulcast, com a mesma equipe na TV aberta e na TV por assinatura.
O narrador Galvão Bueno estará de volta para comandar os jogos do Brasil, marcando sua 14ª Copa consecutiva. Ele comemorou o retorno:
“É uma emoção que se renova a cada Copa. Estar novamente com a Seleção e agora ao lado da N Sports e do SBT é um privilégio e uma responsabilidade imensa.”
O projeto também contará com Tiago Leifert, que dividirá a cobertura do maior evento esportivo do planeta.
Essa será a quinta Copa transmitida pelo SBT — as anteriores foram em 1986, 1990, 1994 e 1998. O retorno acontece 28 anos depois da última exibição.
A presidente do SBT, Daniela Abravanel Beyruti, destacou o simbolismo do momento:
“Ter a Copa no SBT em 2026, narrada por Galvão Bueno e Tiago Leifert, é histórico. Vamos oferecer uma cobertura leve, emocionante e com o DNA da nossa emissora.”
Com informações de SBT
Até que enfim!

A TV Globo viverá um momento histórico nesta sexta-feira (31). Depois de quase três décadas à frente do Jornal Nacional, o jornalista William Bonner dará o seu último “boa noite” aos telespectadores. A despedida do principal âncora do telejornal mais assistido do país promete fortes emoções e deve contar com uma homenagem especial da emissora.
Bonner, de 61 anos, anunciou oficialmente sua saída do JN em setembro, após uma trajetória marcada por credibilidade, profissionalismo e momentos que entraram para a história da TV. Desde 1996, ele tem sido o rosto do principal noticiário da Globo — e agora, após 29 anos na bancada, o jornalista encerra um ciclo.
César Tralli assume a bancada
A partir da próxima segunda-feira (3), o comando do Jornal Nacional ficará nas mãos de César Tralli, que se despediu do Jornal Hoje nesta quinta (30). A escolha de Tralli encerra um processo de sucessão que, segundo a emissora, vinha sendo estudado há mais de cinco anos.
Um novo capítulo na carreira
Embora esteja deixando o JN, Bonner continuará na Globo. Em janeiro de 2026, ele estreará como apresentador do Globo Repórter, ao lado de Sandra Annenberg — retomando uma parceria de longa data. Antes disso, o jornalista tirará um período prolongado de descanso, algo que ele mesmo admitiu nunca ter conseguido em quase três décadas de rotina intensa.
> “Quero concluir este ano com tranquilidade. Até lá, vou ter uns bons dias para descansar — na verdade, um período que nunca tive tão longo”, declarou Bonner recentemente.
Emoção à flor da pele
Nas redes sociais, a comoção dos fãs é evidente. Muitos internautas já afirmam que será difícil se acostumar com as noites sem o tradicional “boa noite” do jornalista. “Não sei se estou pronta para isso. O boa noite do Bonner faz parte da minha rotina”, escreveu uma telespectadora no X (antigo Twitter).
O Jornal Nacional vai ao ar nesta sexta-feira, às 20h30, e deve encerrar por volta das 21h20 — momento em que Bonner dirá, pela última vez, o seu “boa noite” ao Brasil.
Prefeitura Mais Perto de Você – Outubro Rosa em Carnaubais!


Hoje, 31/10, às 15h, no Assentamento Canto das Pedras, teremos uma tarde de cuidado, informação e valorização da mulher. 🌸
Serão oferecidos serviços de saúde, espaço de autocuidado, palestra sobre a saúde da mulher, orientações de higiene bucal para crianças e exposição de produtos das mulheres empreendedoras rurais.
Na ocasião, acontecerá também a posse da nova Diretoria do CMEAR.
Pensamento do dia!
Tenha muito cuidado com a cobra de duas cabeças, quando ela soltar o seu veneno, pode ser que seja pela frente ou pela retaguarda.
TS2 traz estabilidade na corrida ao Governo do Estado
Allyson mantém dianteira em cenário de estabilidade (Imagem: reprodução)
A pesquisa TS2 divulgada pela TCM trouxe um cenário de estabilidade nas intenções de voto na corrida ao Governo do Rio Grande do Norte.
O prefeito de Mossoró Allyson Bezerra (UB) oscilou positivamente dentro da margem de erro de 2,3 pontos percentuais para mais ou para menos em três dos quatro cenário com série histórica. Só oscilou negativamente em um deles.
Já o senador Rogério Marinho (PL) também registrou oscilação positiva dentro da margem de erro em todos os cenários que participou.
Por outro lado, o secretário estadual da fazenda Cadu Xavier foi o único a crescer a acima da margem de erro, ainda assim de forma tímida. Isso aconteceu nos cenários um e três. No cenário dois, ele oscilou positivamente dentro da margem.
Confira os números:












Dados
A pesquisa TS2 ouviu 1.831 eleitores em 68 municípios do Rio Grande do Norte entre os dias 21, 22, 23 e 24 de outubro. A margem de erro de 2,3 pontos percentuais para mais ou para menos com nível de confiança de 95%.
Fonte:Blog Bruno Barreto
Palmeiras faz 4 a 0 na LDU, vira confronto e reedita final da Libertadores com o Flamengo
Foto: Alexandre Schneider/Getty Images
O Palmeiras protagonizou uma noite histórica no Allianz Parque nesta quinta-feira (30). Após perder por 3 a 0 na altitude de Quito, o Verdão aplicou uma goleada por 4 a 0 na LDU e garantiu vaga na final da Copa Libertadores da América de 2025. O adversário será o Flamengo, repetindo a decisão de 2021, em Montevidéu.
Com uma postura dominante desde o início, o time de Abel Ferreira abriu 2 a 0 ainda no primeiro tempo, com gols de Ramón Sosa e Bruno Fuchs. A pressão seguiu intensa na etapa final, e Raphael Veiga, que entrou aos 19 minutos, comandou a virada com dois gols decisivos. O jovem Allan também brilhou, sendo um dos destaques da partida.
O Palmeiras teve um primeiro tempo de pura intensidade e controle. A equipe pressionou a saída de bola da LDU e foi recompensada com gols em momentos cruciais. Sosa marcou de cabeça após cruzamento preciso de Allan, e Fuchs ampliou nos acréscimos, aproveitando sobra dentro da área.
Na volta do intervalo, o Verdão manteve o ritmo e encontrou forças para a virada completa. Veiga mostrou faro de decisão ao marcar duas vezes, a segunda delas em cobrança de pênalti, selando o resultado e a classificação heroica. Agora, Palmeiras e Flamengo voltam a se enfrentar em uma final de Libertadores — e o palco será o estádio Monumental de Lima, no Peru, no dia 29 de novembro.
Com informações da CNN Brasil
Ministro de Lula cita “trocar a Carteira de Trabalho pelo Bolsa Família” e fala gera polêmica
Foto: Agência Brasil
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, gerou repercussão ao afirmar que a Carteira de Trabalho poderia ser “trocada” pelo cartão do Bolsa Família. A fala ocorreu durante evento em Montes Claros (MG), na última segunda-feira (27), no lançamento do programa Acredita no Primeiro Passo, do governo federal.
Dias estava ao lado do prefeito de Salinas, Kinca Dias (PDT), quando o comentário foi feito. O gestor municipal dizia esperar que, no futuro, fosse possível “trocar a Carteira de Trabalho”, e o ministro completou: “Pelo cartão do Bolsa Família, porque saiu da pobreza.” O prefeito ainda concluiu: “Esse é o nosso objetivo.”
A declaração rapidamente viralizou nas redes sociais, sendo interpretada por críticos como um sinal de incentivo à dependência de programas sociais. Diante da repercussão, Kinca se pronunciou afirmando que houve “dupla interpretação” e que o sentido original foi distorcido.
Segundo o prefeito, a fala buscava destacar justamente o oposto — que o objetivo do governo é garantir oportunidades de emprego e reduzir a dependência do benefício. “O presidente quer que o povo conquiste o trabalho e não precise mais do Bolsa Família”, justificou.
Com informações da CNN Brasil
Brasil passa a enfrentar tarifas mais altas que a China após acordo entre Trump e Xi
Foto: Ricardo Stuckert/PR
O Brasil começou a enfrentar tarifas mais altas do que a China nos Estados Unidos depois que o presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou a redução das alíquotas sobre produtos chineses, de 57% para 47%, nesta quinta-feira (30). O anúncio ocorreu após reunião com o presidente chinês, Xi Jinping, em um movimento que deixou o país sul-americano em desvantagem comercial.
Atualmente, os produtos brasileiros estão sujeitos a tarifas de até 50% para entrar no mercado americano, embora existam exceções para determinados setores. A Índia também foi penalizada com taxas semelhantes, em resposta à manutenção das compras de petróleo russo, contrariando as sanções dos EUA relacionadas à guerra na Ucrânia. No caso do Brasil, a penalidade foi atribuída por Trump a ações do país contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, julgado pelo STF por tentativa de golpe.
O encontro entre Lula e Trump, ocorrido no domingo (26) na Malásia, havia levantado expectativas de que as tarifas poderiam ser reduzidas. Apesar do tom otimista das negociações, Trump ressaltou que o encontro “não garante um acordo imediato” e que o Brasil continua pagando cerca de 50% de tarifa. Representantes comerciais dos dois países já iniciaram um calendário de reuniões para tratar dos setores mais afetados.
No mesmo período, Trump e Xi Jinping definiram um acordo que envolve a redução de tarifas sobre produtos chineses e compromissos de Pequim, incluindo a retomada da compra de soja americana, manutenção da exportação de terras raras e combate ao comércio ilícito de fentanil. O acordo também evita a imposição de tarifas de 100% sobre produtos chineses e suspende, por um ano, controles recentes sobre a exportação de terras raras, garantindo uma trégua temporária na guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo.
Com informações do G1
Comando Vermelho planejava comprar drone com câmera térmica para vigiar a polícia à noite, revela investigação
Foto: Reprodução
Uma investigação da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) do Rio de Janeiro revelou que o Comando Vermelho pretendia adquirir drones com câmeras térmicas para monitorar ações policiais durante a noite. As mensagens interceptadas pela Polícia Civil mostram criminosos negociando a compra do equipamento, capaz de detectar pessoas mesmo em ambientes escuros ou encobertos por vegetação.
O conteúdo foi anexado à denúncia do Ministério Público do Rio (MPRJ), que embasou a megaoperação realizada na última terça-feira (28), quando chefes da facção foram alvos de mandados de prisão. Em um dos trechos, um traficante diz: “O meu não é noturno, é câmera normal. Nós temos que ver o térmico.” Outro responde: “A gente tem que se adequar à tecnologia, entendeu?”.
As investigações apontam o Complexo da Penha como uma das principais bases do Comando Vermelho, que hoje domina mais de mil comunidades em todo o estado. A facção mantém uma estrutura hierárquica rígida, com escalas de plantão, punições e execuções. Os investigadores também relatam a existência de uma rede de câmeras para vigiar policiais e rivais — sistema que o grupo pretendia modernizar com o uso dos drones térmicos.
De acordo com o MPRJ, a ofensiva da DRE buscou atingir o núcleo de comando e a logística da organização criminosa. A apreensão de celulares, armas e mensagens reforçou a avaliação de que o tráfico carioca opera com um nível crescente de sofisticação, unindo controle territorial, tecnologia e armamento pesado para manter o domínio sobre as comunidades.
Com informações do G1
quinta-feira, outubro 30
Brasília!

Foi publicada nesta quinta-feira (30), no Diário Oficial da União, a Lei 15.245 que fortalece o combate ao crime organizado. Após a sanção pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a nova legislação tipifica novas modalidades de crime e aumenta a proteção a agentes públicos.
De acordo com o texto modificado no Código Penal (2.848/1940), a contratação de integrante de associação criminosa para cometimento de crime passa a ter como penalidade a reclusão de 1 a 3 anos, que deverá se somar à penalidade do crime cometido.
A Lei das Organizações Criminosas (12.850/2013) também foi modificada e passa a tipificar os crimes de Obstrução de ações contra o crime organizado e conspiração para obstrução de ações contra o crime organizado, ambos com pena de reclusão, de quatro a 12 anos.
Nos dois casos, antes mesmo do julgamento a prisão provisória do investigado deverá ser cumprida em estabelecimento penal federal de segurança máxima, destaca o texto da nova lei.
Além dessas mudanças, foi modificada ainda a Lei nº 12.694, passando a prever iniciativas de proteção pessoal a autoridades judiciais, membros do Ministério Público, policiais e demais profissionais das forças de segurança pública em atividade ou aposentados. A medida será garantida aos profissionais em situação de risco decorrente do exercício da função e é extensiva aos familiares.
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
*em #riodejaneiro #operação
*digital
#digital
Pensamento do dia!
Quem não vai com minha cara, nem precisa vim falar comigo! Porque se cara feia enchesse o bucho, o meu já tinha estourado.
Direitos Humanos!

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados enviou um ofício ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, pedindo a abertura imediata de uma investigação criminal contra o governador do Rio, Cláudio Castro.
No documento, a comissão pede também a "avaliação e adoção da medida de prisão preventiva" contra Castro "dado o risco concreto à ordem pública.
De acordo com o texto, há fortes indícios de que a operação extrapolou os parâmetros de legalidade, proporcionalidade e respeito aos direitos humanos, com denúncias de execuções sumárias e graves violações ao direito à vida e à integridade física de moradores das comunidades afetadas.
O oficio é assinado por Reimont (PT-RJ), e pelos deputados Talíria Petrone (PSOL-RJ), Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), Erika Kokay (PT-DF), Tadeu Veneri (PT-PR), Luiz Couto (PT-PB), Glauber Braga (PSOL-RJ), Enfermeira Rejane (PCdoB-RJ) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ).
O documento também aponta indícios de motivação político-eleitoral na ação e questiona o não uso integral dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) destinados ao Rio de Janeiro.
A CDHMIR se coloca à disposição da Procuradoria-Geral da República para colaborar com informações, depoimentos e relatórios preliminares. “O Estado não pode agir como violador dos direitos que tem o dever de proteger”, aponta Reimont.
Moraes vai ao Rio para audiências com Claudio Castro e autoridades locais após megaoperação policial
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), vai ao Rio de Janeiro na próxima segunda-feira para uma série de audiências com autoridades locais, após a megaoperação policial que deixou ao menos 121 mortos.
A previsão é que Moraes e o governador Cláudio Castro se encontrem no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Polícia Militar, no Centro do Rio. Depois, o ministro deve visitar as sedes dos demais órgãos convocados, como o Tribunal de Justiça, o Ministério Público e a Defensoria Pública.
A audiência ocorre no âmbito da ADPF das Favelas, ação que monitora a letalidade policial no estado, e foi convocada por Moraes nesta quarta-feira. Na avaliação de integrantes do Supremo, a reunião deve servir para cobrar o cumprimento das diretrizes já estabelecidas pelo Supremo com relação às ações policiais no estado.
A expectativa é que, na sequência, o ministro já deve avaliar quais serão os desdobramentos e as medidas que serão adotadas no caso.
Na decisão desta quarta-feira, Moraes exigiu que Castro apresente informações detalhadas sobre a operação, incluindo a justificativa formal para o grau de força empregado, o número de agentes envolvidos, os armamentos utilizados, e o total de mortos, feridos e detidos. Também foi cobrada a adoção de medidas de responsabilização por eventuais abusos, a atuação da perícia, o uso de câmeras corporais e a assistência às vítimas.
Além disso, o ministro quer esclarecimentos sobre o uso de escolas e unidades de saúde como bases operacionais, a preservação de locais para perícia, e o respeito ao princípio da proporcionalidade, especialmente em horários escolares.
O Globo
46% dos homens acima de 40 anos só vão ao médico quando sentem algo, aponta pesquisa
Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) mostrou que 46% dos homens acima de 40 anos só vão ao médico quando sentem algo e esse número aumenta para 58% quando o homem utiliza apenas o Sistema único de Saúde (SUS).
O estudo apontou também que o câncer de próstata é a doença urológica que mais provoca medo nos homens, com 58% das respostas. Em seguida, vem a impotência sexual (37%).
Além disso, apenas 32% dos acima de 40 anos se consideram muito preocupados com a sua própria saúde. Apesar disso, metade deles tem medo ou ansiedade quando pensam em sua saúde.
Os problemas de saúde mais apontados pelos homens na pesquisa são:
- Sedentarismo (26%)
- 2.Pressão alta (24%)
- 3.Obesidade (12%)
Observação: 35% responderam não ter nenhum problema de saúde.
- Entre os homens com mais de 60 anos, o problema mais citado foi a pressão alta (40%) e o sedentarismo teve o menor índice de escolha (18%). Este grupo 60+ foi o que mostrou ter maior cuidado com a saúde: 78% afirmaram fazer exames a cada seis meses ou a cada ano.
- No grupo entre 40 e 44 anos, foi observada a maior proporção dos homens que só vai ao médico ao sentir algo (49%)
O exame de toque retal ainda desperta medo em 1 em cada 7 homens. E este é o receio mais prevalente entre os homens 60+ e nos provenientes do Centro-Oeste. A região também se destaca por ter a maior concentração de homens com medo de ter câncer (64%) e disfunção erétil (43%).
O estudo, conduzido pelo Instituto de Pesquisa IDEIA Laboratório Adium, teve a participação de 1.500 homens acima de 40 anos, de todas as regiões do país, por meio de aplicativo mobile, de 7 a 12 de setembro de 2023.
Homens vivem em média 7 anos a menos que as mulheres, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E a SBU aponta que isso de deve ao fato de, culturalmente, o homem ainda ser muito pouco educado para a prevenção.
Médicos afirmam que o principal desafio é acabar com a ideia de que o homem só deve se preocupar com o câncer de próstata.
As doenças cardiovasculares, pulmonares e gastrointestinais também são muito frequentes e são resultado de um estilo de vida muito associado ao sedentarismo, ao fato de fumar e de consumir álcool, destaca a SBU.
g1
91% dos brasileiros apoiam alertas de risco à saúde em bebidas alcoólicas, aponta pesquisa
Foto: Eduardo Knapp/Folhapress
Uma pesquisa Datafolha encomendada pela ACT Promoção da Saúde revelou que 91% dos brasileiros são favoráveis à inclusão de alertas sobre riscos à saúde em bebidas alcoólicas, seguindo o modelo já adotado em maços de cigarro. O levantamento ouviu 2.002 pessoas maiores de 18 anos em todas as regiões do país, com margem de erro de dois pontos percentuais.
O estudo mostra que a população deseja maior transparência sobre os efeitos do consumo de álcool, incluindo dependência, doenças crônicas e acidentes. Além disso, 69% apoiam restrições à propaganda de cerveja em televisão, redes sociais e eventos, enquanto 73% afirmam que a publicidade de cerveja sem álcool pode estimular o consumo de versões alcoólicas.
A pesquisa também aponta amplo apoio a políticas tributárias voltadas à saúde pública. 79% defendem aumento de impostos sobre bebidas alcoólicas, enquanto 82% apoiam maior tributação sobre cigarros e produtos de tabaco. Entre alimentos ultraprocessados e bebidas adoçadas, a maioria também é favorável à sobretaxa: 67% para refrigerantes, 66% para bebidas adoçadas e 64% para ultraprocessados.
Para Marília Albiero, coordenadora da área de alimentação da ACT, os resultados indicam que a população reconhece os riscos do álcool e quer medidas de proteção, mas que há lacunas na legislação. “O álcool é nocivo, mas ainda carece de regras mais firmes. É urgente atualizar a legislação brasileira para que alertas e restrições sejam efetivos, protegendo especialmente jovens e comunidades vulneráveis”, afirmou. O estudo reforça ainda o apoio a medidas de controle do tabagismo e restrições a ultraprocessados, temas que seguem em debate no Congresso e no STF.
Com informações da Folha de S.Paulo
Bandidos de outros estados reforçam Comando Vermelho no Rio e dificultam identificação de mortos após megaoperação
Foto: Cesar Sales
A megaoperação policial realizada no Rio de Janeiro revelou que o Comando Vermelho (CV) conta com reforços de criminosos de outros estados, aumentando a complexidade do combate ao tráfico e dificultando a identificação das vítimas. Durante os confrontos, que chegaram a envolver drones lançando granadas, a polícia enfrentou resistência de traficantes vindos de locais como Bahia, Pernambuco, Pará, Goiás e Amazonas, muitos deles instalados em áreas de mata para proteger os principais quartéis-generais da facção.
Segundo a Polícia Civil, dos 113 presos, pelo menos 33 eram de fora do Rio, com origem confirmada de 28 deles: 18 da Bahia, três de Pernambuco, quatro do Pará e outros três vindos de Santa Catarina, Espírito Santo e Maranhão. Entre os armamentos apreendidos, foram encontrados fuzis com inscrições como CV AM (Comando Vermelho do Amazonas) e “Tropa de Manaus”, evidenciando a presença de criminosos forasteiros nos plantões da mata da Serra da Misericórdia, no Complexo da Penha.
A presença desses criminosos de outros estados tornou a identificação dos 121 mortos da operação ainda mais difícil. Com muitos sem vínculos familiares diretos no Rio, a Defensoria Pública enfrentou grande desafio para localizar parentes e permitir a liberação dos corpos. Segundo Mirela Assad, coordenadora da equipe, “o número de mortos de outros estados é surpreendente, mesmo sem contagem oficial, e exige trabalho de traslado e declaração por terceiros para identificação”.
Relatos de presos e investigações mostram que a cúpula do CV cobra plantões armados e pagamento semanal de traficantes forasteiros que desejam atuar no Rio. Alexander Alves de Moura, do Pará, detalhou que os traficantes vindos de fora devem vigiar áreas estratégicas da mata com fuzis fornecidos pelo chefe local, Edgar Alves de Andrade, o Doca. O Complexo do Alemão também funciona como entreposto para distribuição de drogas a estados do Nordeste, com criminosos transportando grandes quantidades de maconha em rotas organizadas para cidades como Crateús, no Ceará.
Com informações do O Globo
RN pode perder até R$ 1 milhão em receitas com paralisação da Agência Nacional de Mineração
Foto: Alex Régis
A paralisação das atividades da Agência Nacional de Mineração (ANM), devido à falta de recursos orçamentários, pode causar uma perda de cerca de R$ 1 milhão na arrecadação da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) no Rio Grande do Norte até o fim de 2025. A estimativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) considera os impactos tanto para o estado quanto para os municípios.
De acordo com Paulo Morais, Coordenador de Desenvolvimento Mineral do RN, com a paralisação, operações minerárias poderão sofrer atrasos ou bloqueios nas etapas de autorização e renovação de títulos minerários, licenciamento ambiental ou concessão de pesquisa e lavra: “A própria ANM já informou que suas atividades de outorga, gestão e fiscalização estão comprometidas. Isso significa maior tempo de espera para obtenção de títulos de pesquisa e lavra, adiamento de novos projetos e aumento de custos”.
No RN, até outubro de 2025, já foram arrecadados cerca de R$ 7,7 milhões com a CFEM, segundo dados da ANM e da SEDEC. Para o coordenador, esses recursos “reforçam o orçamento municipal, viabilizam investimentos em infraestrutura, saúde, educação e desenvolvimento comunitário”.
Os investimentos no setor mineral potiguar também serão impactados. O estado é produtor de minérios como scheelita, rochas ornamentais, feldspato e ouro. A paralisação da ANM deve provocar maior tempo de espera para a obtenção de títulos de pesquisa e lavra, adiamento de novos projetos e aumento de custos. “Essa incerteza regulatória tende a afastar investidores e elevar o custo de capital de quem pretende investir no setor mineral potiguar”, disse o coordenador.
O presidente do Sindicato das Indústrias da Extração de Metais Básicos e de Minerais Não Metálicos do Rio Grande do Norte (Sindiminerais-RN), Mário Tavares alerta que o setor já enfrenta empreendimentos paralisados e há preocupação com o aumento do desemprego. “Os processos não andam, a gente não fica com as licenças que a gente precisa para começar a minerar. Aí vira uma bagunça”, disse Tavares.
Tribuna do Norte
JUSTIÇA MANTÉM CORREÇÃO ANUAL DO PISO SALARIAL DE PROFESSORES DO RN
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) decidiu manter a obrigatoriedade do reajuste anual do piso salarial dos professores da rede estadual, abrangendo servidores ativos, inativos e pensionistas. O Tribunal Pleno rejeitou o pedido de aditamento da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), que havia argumentado que a medida causaria grave lesão ao orçamento do Estado.
A decisão teve relatoria da desembargadora Berenice Capuxú, que afirmou que o desequilíbrio financeiro do Estado “não decorre essencialmente do reajuste, mas da inexistência de política governamental eficiente de médio e longo prazos”. Segundo a magistrada, o reajuste alcança mais de 14,5 mil professores ativos, além de inativos, pensionistas e especialistas em educação.
Em seu voto, Capuxú destacou que a legislação nacional que regula o piso do magistério prevê mecanismos para compensar financeiramente os entes federativos. “A legislação nacional que impõe o reajuste anual do piso salarial do magistério contém mecanismos que asseguram o repasse de recursos adicionais, o que impede o comprometimento significativo das finanças dos entes federados, notadamente daqueles que se encontram em situação orçamentária delicada”, afirmou.
A Procuradoria havia sustentado que, desde 2019, as despesas com pessoal ultrapassam o limite previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000) e que a continuidade dos reajustes agravaria o cenário fiscal. O impacto total do aumento foi estimado em R$ 175,6 milhões, em um orçamento estadual de cerca de R$ 23 bilhões para 2025.
Para a relatora, o argumento não justifica a suspensão do reajuste. “Em se tratando de orçamento, especialmente se considerada sua grandiosidade, não é razoável limitar a abordagem a um único ponto, no caso, as consequências advindas unicamente do reajuste de uma classe de servidores, até porque há outros aspectos que nele impactam substancialmente, a exemplo da arrecadação tributária”, concluiu.
JULGAMENTO QUE PODE CASSAR GOVERNADOR CLÁUDIO CASTRO NO TSE É MARCADO UM DIA APÓS MEGAOPERAÇÃO NO RIO
Um dia após a megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha, a mais letal da história do país, com mais de 100 mortos, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou para a próxima terça-feira (4) o julgamento da ação que pode casssar o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL).
A coincidência temporal chama atenção. Enquanto o governador estava no centro das manchetes por coordenar uma das operações mais ousadas contra o tráfico de drogas, o TSE movimentava as peças no tabuleiro político com uma decisão de alto impacto.
O processo, relatado pela ministra Isabel Gallotti, que encerra seu mandato na Corte em menos de um mês, foi liberado às pressas e teve o julgamento agendado pela presidente Cármen Lúcia. A ministra afirmou querer concluir os casos considerados prioritários antes de deixar o tribunal.
O mesmo governador que enfrentou as críticas e o silêncio do governo federal ao combater o crime organizado agora encara um julgamento que pode tirá-lo do cargo.
Castro, filiado ao PL, partido de oposição direta ao presidente Lula (PT), vive dias de exposição intensa, ora como líder firme no combate ao tráfico, ora como alvo de um processo que ameaça sua estabilidade política.
Coincidência ou não, o fato é que o julgamento surge em meio a uma das semanas mais turbulentas de sua gestão, quando o governador tenta se firmar como defensor da lei e da ordem.
ELEIÇÕES - Confira os nomes mais citados à Assembleia Legislativa.
TCM Notícia
A pesquisa TCM/TSDois traz, nesta quarta-feira (29), a segunda rodada de intenção de votos para Deputado Estadual considerando as eleições de 2026.
Não sabem ou não responderam são 68,6%. Branco/nulo/nenhum são 8,8%. O deputado Coronel Azevedo aparece com 1,3% da intenção de votos. Ezequiel Ferreira vem em seguida com 1,2%. Kleber Rodrigues e Tomba Farias tem 1,0%. Nelter Queiroz aparece com 0,9%. Francisco do PT e Isolda Dantas ambos tem 0,8%.
Veja a seguir todos os nomes citados:
Sobre a pesquisa
O levantamento ouviu 1.831 eleitores do Rio Grande do Norte, distribuídos em 68 municípios, e segue rigorosos critérios técnicos e científicos.
A coleta de dados foi realizada nos dias 21, 22, 23 e 24 de outubro, junto a eleitores a partir dos 16 anos, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As informações de referência foram obtidas a partir do TSE (setembro de 2025) e do Censo do IBGE 2022.
Com margem de erro de 2,3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%, a pesquisa deste mês de outubro assegura representatividade estatística de todas as regiões e microrregiões do estado, levando em conta a densidade eleitoral de cada território.
A metodologia aplicada foi quantitativa, com perguntas abertas e fechadas, realizadas por meio de questionário digital com interação presencial face a face.
saulovale
ELEIÇÕES - Veja os mais lembrados à Câmara Federal.
TCM Notícia
A pesquisa TCM/TSDois traz, nesta quarta-feira (29), a segunda rodada de intenção de votos para Deputado Federal considerando as eleições de 2026.
Não sabem ou não responderam são 75,9%. Branco/nulo/nenhum são 8,6%. A deputada federal Natália Bonavides aparece com 1,7% da intenção de votos. Benes Leocádio tem 1,6%, seguido de João Maia com 1,5%. General Girão aparece com 1,0%. Robinson Faria e Sargento Gonçalves com 0,8%. Mineiro e Kelps com 0,7%.
Sobre a pesquisa
O levantamento ouviu 1.831 eleitores do Rio Grande do Norte, distribuídos em 68 municípios, e segue rigorosos critérios técnicos e científicos.
A coleta de dados foi realizada nos dias 21, 22, 23 e 24 de outubro, junto a eleitores a partir dos 16 anos, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As informações de referência foram obtidas a partir do TSE (setembro de 2025) e do Censo do IBGE 2022.
Com margem de erro de 2,3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%, a pesquisa deste mês de outubro assegura representatividade estatística de todas as regiões e microrregiões do estado, levando em conta a densidade eleitoral de cada território.
A metodologia aplicada foi quantitativa, com perguntas abertas e fechadas, realizadas por meio de questionário digital com interação presencial face a face.
saulovale
ELEIÇÕES - Styvenson lidera e Fátima e Zenaide empatam no segundo voto.
TCM Notícia
A pesquisa TCM/TSDois traz, nesta quarta-feira (29), novo levantamento com a intenção de votos para Senado Federal considerando as eleições de 2026.
Na pesquisa estimulada, considerando o primeiro voto, Styvenson Valentim aparece com 30,5% e Fátima Bezerra com 19,4%. Branco/nulo/nenhum 13,8%. Zenaide Maia aparece com 12%. Não sabem/não responderam 9,9%. Carlos Eduardo com 6,5%. Álvaro Dias com 5,1%. Coronel Hélio 1,2%. Babá Pereira 0,9%. Shirley Targino com 0,4%. Luizinho Cavalcante e Godeiro Linhares com 0,1%.
Já na pesquisa estimulada, considerando o segundo voto, não sabem/não responderam 37,5%. Branco/nulo/nenhum 22,2%. Zenaide Maia aparece com 11,4%. Álvaro Dias com 7,5%. Àlvaro Dias com 7,5%. Carlos Eduardo e Styvenson Valentim ambos com 6,0%. Fátima Bezerra 5,3%. Coronel Hélio 3,1%. Babá Pereira 0,7%. Shirley Targino 0,3%. Luizinho Cavalcante e Godeiro Linhares não pontuaram.
Quando apresentado os votos válidos para Senado (primeiro e segundo voto), Styvenson Valentim aparece com 31,3%, Fátima Bezerra com 21,2%, Zenaide Maia com 20,1%. Álvaro Dias com 10,9%. Carlos Eduardo com 10,7%. Coronel Hélio com 3,7%. Babá Pereira com 1,3%. Shirley Targino com 0,7%. Luizinho Cavalcante e Godeiro Linhares com 0,1%.
Na pesquisa espontânea, não sabem ou não responderam são 73,5%. Styvenson Valentim aparece com 9,8%. Branco/nulo/nenhum são 6,4%. Fátima Bezerra tem 5,5%. Zenaide Maia 2,4%. Álvaro Dias 0,9%, Babá Pereira 0,5%, Outros 0,5%, Coronel Hélio 0,3% e Carlos Eduardo 0,2%.
Rejeição
No quesito rejeição para o Senado Federal, 29,7% dos entrevistados não votariam em Fátima Bezerra. Não sabem/não responderam 18,4%. Não votaria em nenhum 15,7%. Styvenson Valentim aparece com 10,1% de rejeição. Votaria em qualquer um 9,5%. Álvaro Dias tem rejeição de 7,4%. Coronel Hélio 6,0%, Zenaide Maia 5,2%, Carlos Eduardo 4,8%, Babá Pereira 4,0%. Shirley Targino 2,4%. Godeiro Linhares e Luizinho Cavalcante ambos com 2,2% de rejeição.
Sobre a pesquisa
O levantamento ouviu 1.831 eleitores do Rio Grande do Norte, distribuídos em 68 municípios, e segue rigorosos critérios técnicos e científicos.
A coleta de dados foi realizada nos dias 21, 22, 23 e 24 de outubro, junto a eleitores a partir dos 16 anos, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As informações de referência foram obtidas a partir do TSE (setembro de 2025) e do Censo do IBGE 2022.
Com margem de erro de 2,3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%, a pesquisa deste mês de outubro assegura representatividade estatística de todas as regiões e microrregiões do estado, levando em conta a densidade eleitoral de cada território.
A metodologia aplicada foi quantitativa, com perguntas abertas e fechadas, realizadas por meio de questionário digital com interação presencial face a face.
saulovale
ELEIÇÕES - Lula lidera disputa à presidência da República no RN.
TCM Notícia
Agora, vamos ao resultado da pesquisa TCM/TSDois à Presidência da República no Rio Grande do Norte, considerando as eleições de 2026. O presidente Lula tem dianteira folgada em relação a Jair Bolsonaro (PL).
Veja os números:
Estimulada
Na estimulada, o presidente Lula (PT) alcança 44,5%. Jair Bolsonaro (PL) vem na sequência com 24,3%. Branco/nulo/nenhum com 13,2%. Não sabem/não responderam 7,0%. Ciro Gomes (PSDB) fixa-se em 5,6%. Tarcísio de Freitas (Republicanos) surge com 3,7%.
Ratinho Júnior (PSD) acumula 0,8%. Romeu Zema (Novo) tem 0,3%. Ronaldo Caiado (UB) não passa de ,3% e Eduardo Leite (PSD) com 0,2%.
Espontânea
Na espontânea, Lula totaliza com 38,0%. Não sabem/não responderam 32,9%. Jair Bolsonaro chega a 16,4%. Branco/nulo/nenhum surgem com 6,9%. Ciro Gomes tem 2,3%. Tarcísio de Freitas 2,0%. Outros 1,0%. Ratinho Júnior 0,2%. Romeu Zema 0,2% e Ronaldo Caiado com 0,1%.
Rejeição
No quesito rejeição, Jair Bolsonaro tem 40,0%. Lula aparece com 29,7%. Michelle Bolsonaro é rejeitada por 15,8%. Não votaria em nenhum aparece com 10,8%. Não sabem/não responderam 8,9%. Eduardo Bolsonaro tem rejeição de 8,8%. Ciro Gomes tem 4,9%. Flavio Bolsonaro tem 4,8%. Tarcísio de Freitas aparece com 4,4%. Romeu Zema tem 4,3%. Votaria em qualquer um 4,2%. Ratinho Júnior surge com rejeição 4,1%. Eduardo Leite tem 3,9%. Ronaldo Caiado aparece com 3,9%.
Sobre a pesquisa
Pesquisa TCM/tsdois realizada de 21 a 24 de outubro com 1.831 eleitores do RN, distribuídos de acordo com a densidade eleitoral das microrregiões do estado. A pesquisa tem margem de erro de 2,3% e intervalo de confiança de 95%. Dados do TSE de setembro de 2025 e IBGE 2022.
saulovale
Natália é mais citada para deputada federal na pesquisa TS2
Natália Bonavides lidera a pesquisa (Foto: reprodução)
A deputada federal Natália Bonavides (PT) foi a mais citada na pesquisa TS2 divulgada no início da tarde desta quarta-feira pela TCM.
A petista tem 1,7% seguida por Benes Leocádio (UB) com 1,6%, João Maia (PP) com 1,5%. Na sequência aparece General Girão (PL) com 1,0%, Robinson Faria (PP) e Sargento Gonçalves (PL) com 0,8%.
Fenando Mineiro (PT) e Kelps Lima (SD) completam a lista com 0,7%.
Confira os números:


Dados
A pesquisa TS2 ouviu 1.831 eleitores em 68 municípios do Rio Grande do Norte entre os dias 21, 22, 23 e 24 de outubro. A margem de erro de 2,3 pontos percentuais para mais ou para menos com nível de confiança de 95%.
Fonte:Blog Bruno Barreto
Coronel Azevedo e Ezequiel são os mais citados na pesquisa para deputado estadual da TS2
Fotos: João Gilberto/ALRN
A TCM divulgou nesta quarta-feira os números da pesquisa TS2 para deputado estadual que tem Coronel Azevedo (PL) e Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) como os mais citados.
Azevedo tem 1,3% seguido por Ezequiel Ferreira com 1,2%. Ainda aparecem entre os mais citados Kleber Rodrigues (PSDB) e Tomba Farias (PL) com 1,0%, Nelter Queiroz (PSDB) com 0,9%, além dos petistas Francisco do PT e Isolda Dantas com 0,8%.
Confira os números



Dados
A pesquisa TS2 ouviu 1.831 eleitores em 68 municípios do Rio Grande do Norte entre os dias 21, 22, 23 e 24 de outubro. A margem de erro de 2,3 pontos percentuais para mais ou para menos com nível de confiança de 95%.
Fonte: Blog Bruno Barreto









