sexta-feira, outubro 18

Biden diz que a morte de líder máximo do Hamas “representa um momento de justiça”

 

Foto: Andrew Harnik/Getty Images

Após a morte do líder máximo do Hamas, Yahya Sinwar, pelas forças militares israelenses, na quinta-feira (17/10), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse, nesta sexta-feira (18/10), que a morte de Sinwar “representa um momento de justiça”.

Sinwar ocupava o cargo de autoridade máxima do grupo sunita Hamas e era considerado um dos principais arquitetos do ataque terrorista liderado pelo grupo contra Israel em 7 de outubro de 2023. A ação deu início à guerra entre Israel e o Hamas.

Biden afirmou, durante encontro com o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, que Sinwar “tinha o sangue de americanos e israelenses, palestinos e alemães e tantos outros em suas mãos”.

“Vamos também fazer deste momento uma oportunidade para buscar um caminho para a paz, um futuro melhor em Gaza sem o Hamas”, afirmou Biden.

O porta-voz da Casa Branca, John Kirby, ressaltou que Yahya Sinwar era o principal obstáculo para garantir o cessar-fogo em Gaza, e a morte pelos militares israelenses cria um “ponto de inflexão” que pode acelerar as negociações.

“Acreditamos, continuamos a acreditar, que encontrar um fim para a guerra é fundamental, e também acreditamos que a morte do Sr. Sinwar… pode fornecer um ponto de inflexão para chegar lá”, reforçou Kirby.

Fonte: Metrópoles

Nenhum comentário:

Postar um comentário