domingo, maio 12

Nelson Junior, irmão de dr. Thiago anuncia apoio à prefeita Marineide Diniz

 

O suplente de vereador Junior Batata acompanhou Nelson Junior e declarou apoio ao grupo governista em Carnaubais. 


Em caminhada crescente, o time governista vai ganhando reforços com adesões que vão esquentando a pré-campanha eleitoral. Neste final de semana a prefeita Marineide Diniz comemora adesões importantes ao projeto político do seu grupo. 

Para surpresa de todos, foi anunciada a chegada do advogado Nelson Júnior, legítimo representante do espólio político do ex-prefeito Nelson Gregório Bezerra, (in memória) que deixou um legado com dois mandatos, oportunamente deixou grandes obras que até hoje são lembradas pela população.

Na opinião de analistas do cenário político local, esta mudança de posicionamento marca o atual momento pré-eleitoral, com potenciai repercussão significativa. Isso em função  de Nelson Junior ser considerado irmão de médico ortopedista Thiago Meira, pré-candidato a prefeito pela oposição.

A adesão do legitimo filho de Nelson Gregório, com certeza mexe com o panorama politico, assinalando um fortalecimento do palanque da prefeita Marineide Diniz, que já lançou sua pré-candidatura a reeleição.

O projeto da gestora já conta também com apoio do vereador licenciado Wilson Gregório (PSDB) que integra sua base aliada na câmara municipal. Atual secretário de Obras e Urbanismo, abriu mão da renovação do mandato para apoiar o colega vereador Keide Soares, do mesmo partido.

Nelson Junior, Wilson Gregório e Keide Soares são parte da forte base eleitoral no distrito do Entroncamento e da região Norte do Município.

Engrossando o caldo

No arcabouço de adesões, também ganha destaque a decisão de Junior Batata, suplente de vereador com votação expressiva – 137 votos - em 2020.

Como não se faz omelete sem quebrar os ovos, o popular Batata se afastou politicamente de quem era considerado carne e unha.

Após ocupar a função de promotor de eventos na gestão de dr. Thiago, Batata era mais recente motorista particular, sendo uma espécie de ‘casca de bala’ do ex-prefeito.

sábado, maio 11

Brasil tem média de 40 veículos roubados ou furtados a cada hora, aponta Ministério da Justiça

 

Créditos: Renato Araújo/Agência Brasília

O Brasil registrou uma média de 40 veículos roubados ou furtados a cada hora ao longo de 2023. Ao todo, no acumulado do ano, foram 353 mil veículos roubados, segundo dados levantados pelo R7 no painel de monitoramento do Sinesp (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas).

Nos quatro primeiros meses deste ano, foram registradas 82,2 mil ocorrências do tipo, cerca de 679 furtos ou roubos a cada dia. Apesar dos números, houve uma redução dos casos. Comparado ao primeiro quadrimestre de 2023 (122 mil carros roubados), a queda chega a 32%.

A redução, no entanto, ainda não é o suficiente para atender as metas do Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Na medida, duas metas estão focadas na redução de roubos e furtos. O documento prevê, por exemplo, que a taxa de furtos caia para 140 ocorrências por 100 mil habitantes até 2030., enquanto a de roubo precisa recuar para 150 ocorrências por 100 mil veículos.

Com informações de R7

Fonte: Portal Grande Ponto

Ativistas idosas tentam destruir Carta Magna da Inglaterra

 


Duas apoiadoras do grupo de ativistas climáticos Just Stop Oil quebraram o vidro que protege a Carta Magna da Inglaterra, um icônico manuscrito britânico do século 13, nesta sexta-feira (10).

De acordo com a organização, a Reverenda Dra. Sue Parfitt, 82 anos, uma ativa sacerdotisa anglicana e escritora, e Judy Bruce, 85 anos, uma professora de biologia aposentada, entraram na Biblioteca Britânica em Londres na manhã durante a manhã e “quebraram o vidro que envolve a Carta Magna”.

Em seguida, a dupla se manteve colada ao lado da caixa do documento e segurou um cartaz que dizia: “O governo está violando a lei”, disse a Just Stop Oil.

A Biblioteca Britânica anunciou no X que a galeria, onde a Magna Carta está exposta, foi temporariamente fechada.

A assessoria de imprensa da biblioteca postou no X que “ocorreu um incidente na Biblioteca Britânica na sexta-feira, 10 de maio, em que duas pessoas atacaram a caixa de vidro temperado que contém a Carta Magna na Galeria de Tesouros da Biblioteca”.

“A equipe de segurança da biblioteca interferiu para evitar danos adicionais à caixa, que foram mínimos”, informou a assessoria de imprensa, acrescentando que a polícia foi notificada e que a Carta Magna “permanece intacta”.

Wendel Lagartixa é preso na Bahia e encaminhado para presídio

 

Imagem: reprodução

O policial militar reformado Wendel Fagner, o Wendel Lagartixa, foi preso na noite desta sexta-feira (10), na Bahia. Ele estava num veículo em direção ao Rio Grande do Sul, quando foi parado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e, no veículo onde estavam, havia uma arma.

Inicialmente, Wendel Lagartixa gravou um vídeo para o Instagram afirmando que o irmão dele assumiu a responsabilidade pela arma, reconhecidamente ilegal. O Wendel continua o vídeo fazendo críticas aos PRFs e aos policiais militares presentes na ocorrência.

Depois de algumas horas, a filha de Wendel, Anne Lagartixa divulgou um novo vídeo, afirmando que ao chegarem na delegacia, mesmo o irmão de Lagartixa tendo assumido a responsabilidade pela arma ilegal com o argumento de que vinha sendo ameaçado (disse também que levou sem ninguém saber), o preso acabou sendo Wendel Lagartixa.

“O delegado dispensou meu tio e levou meu pai. A gente não sabe o motivo”, afirmou Anne, acrescentando que, mesmo o tio tendo assumido a arma, a PRF afirmou que Wendel teria dito que a arma era dele. “Como pode uma safadeza dessa?”, questionou a jovem.

O fato é que Wendel já teria sido até encaminhado para o presídio na Bahia. A audiência de custódia deve acontecer só na segunda-feira (13). “A gente faz um apelo para que alguém possa ajudar meu pai, que seja advogado, desembargador, porque a gente está longe. Ligamos para os advogados, mas pela hora eles não atendem”, afirmou a filha de Lagartixa, em posts no Instagram durante a madrugada deste sábado (11).

VIAGEM PARA RIO GRANDE DO SUL

Wendel Lagartixa, o irmão e mais duas pessoas estavam indo para o Rio Grande do Sul, segundo ele, ajudar no salvamento de vítimas das enchentes. No vídeo que gravou falando da prisão, Wendel chegou a dizer que a arma ilegal era por causa da situação no RS, onde várias pessoas estavam sendo violentadas e estupradas.

96 FM Natal

Cinco trechos do litoral do RN estão impróprios para banho; veja quais são

 

Foto: Igor Jácome/g1

Cinco trechos de praias do litoral do Rio Grande do Norte estão impróprios para banho, segundo o mais recente Boletim de Balneabilidade das praias do programa Água Azul, divulgado nesta sexta-feira (10). São eles:

  1. Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta;
  2. Rio Pirangi (Ponte Nova), em Parnamirim;
  3. Ponta Negra (Morro do Careca), em Natal;
  4. Areia Preta (Praça da Jangada), em Natal;
  5. Redinha (Rio Potengi), em Natal.

Foram coletadas e classificadas 51 amostras de água em 33 pontos distribuídos na faixa costeira dos municípios de Baía Formosa, Canguaretama, Tibau do Sul, Nísia Floresta, Parnamirim, Natal, Extremoz, Ceará-Mirim, Maxaranguape, Touros, Macau, Areia Branca, Grossos e Tibau, a fim de informar aos banhistas quais as condições das praias monitoradas.

O Boletim da Balneabilidade analisa a quantidade de coliformes termotolerantes encontrados nas águas e a classificação se dá com base em normas estabelecidas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). A validade é de uma semana.

O estudo é realizado em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

g1-RN

Com tumor cerebral, jornalista esportivo Antero Greco está em seus ‘dias finais’, revela companheiro de bancada na ESPN Paulo Soares

 

Paulo Soares “Amigão” e Antero Greco no SportsCenter — Foto: Reprodução/ESPN

Após informações falsas sobre a morte do jornalista Antero Greco, de 68 anos, circularem na internet, o apresentador Paulo Soares afirmou em publicação que o amigo está nos “dias finais”. Os dois são amigos próximos e comandaram por anos o programa esportivo SportsCenter na ESPN Brasil.

Segundo o companheiro de bancada, Greco foi diagnosticado com tumor cerebral em junho de 2022, e desde então vinha fazendo tratamento para a doença. O jornalista está sedado, com alimentação por sonda, no Hospital Beneficência Portuguesa Mirante, em São Paulo, e não se comunica mais.

Ainda de acordo com Paulo Soares, o apresentador está rodeado de familiares, assim como amigos que tiveram a oportunidade de visitá-lo nos últimos dias para as despedidas. Depois que recebeu o diagnóstico do tumor cerebral, Antero fez duas cirurgias e também passou por radioterapia e quimioterapia. Até que sofreu com uma piora recente do quadro.

Em 9 de setembro do último ano, Greco passou mal ao vivo durante um programa e precisou ser retirado às pressas do estúdio. Na época, ele foi hospitalizado e precisou antecipar uma cirurgia que estava prevista para alguns meses depois. Afastado do trabalho, ele fez a cirurgia e passou por sessões de radioterapia.

— Exames foram feitos e se constatou um corpo estranho aqui [na cabeça]. Fui internado em urgência e operado pela equipe do Dr. Nilton Lara e saí legal. Dois meses depois, fazendo exames de rotina, mostrou que sobrou ‘um treco da gororoba’, então deveria ser submetido a uma segunda operação. Até que eu tive aquele piripaque. Exame aqui, biópsia aqui e acolá, a coisa ia de ‘médio’ para ‘grave a gravíssimo’ e para ‘coisa muito ruim’, depois foi rebaixado para ‘grave’. Fiz radioterapia e quimioterapia, estou me sentindo muito bem, estou liberado”, disse Greco na bancada do Sportscenter em 2023.

Walter Alves assume como governador do RN

 

O vice-governador Walter Alves assume interinamente o governo do estado durante missão oficial que a governadora Fátima Bezerra realizará de 10 a 18 de maio. Como governador em exercício, Walter Alves participará de todos os compromissos e reuniões agendados para o chefe do Executivo.

E dará continuidade, como nas vezes anteriores, aos entendimentos iniciados pela governadora para negociações visando o crescimento do estado.

“Será mais uma oportunidade para dar sequência aos trabalhos da administração estadual enquanto a governadora viaja em missão oficial visando obter investimento para o RN”, afirmou.

E complementou: “Como nas outras vezes que assumi o governo, estou pronto e à disposição no sentido de contribuir e executar tudo o que for necessário para defender os interesses do Rio Grande do Norte”.

Na viagem internacional, a governadora Fátima Bezerra integrará uma comitiva do Consórcio Nordeste, do qual é presidente. A agenda entre 12 e 18 de maio inclui compromissos em Amsterdã e Roterdã, na Holanda; em Bruxelas, Suíça; e Berlim, na Alemanha.

O objetivo da viagem é discutir questões ambientais e climáticas cruciais para o desenvolvimento sustentável da região.

“Esta agenda será de muita importância para que nós consigamos pensar e desenvolver uma política de crescimento econômico sustentável. É necessário também que comecemos a colocar em prática urgentemente o desenvolvimento da produção de energias renováveis, como o Hidrogênio Verde”, disse Fátima Bezerra.

Durante a missão oficial na Europa, os representantes do Consórcio Nordeste iniciarão a jornada participando da World Hydrogen Summit, em Roterdã, na Holanda. O evento é considerado o maior e mais sênior encontro global sobre hidrogênio e sua cadeia de valor.

Em Bruxelas e Berlim, haverá reunião com membros da Comissão da União Europeia, incluindo o vice-presidente-executivo e responsável pelo Pacto Verde Europeu, Maroš Šefčovič, para debater pautas ambientais de relevância para o Nordeste e o Brasil.

O foco das discussões ambientais durante toda a missão na Europa será projetos de energia renovável e hidrogênio verde e o Fundo Caatinga.

É HOJE!


 

Denise Galvão/ELA NÃO PENSOU NELA. PENSOU NELE!

Um filho após o falecimento do pai colocou a mãe em um asilo e visitava-a de vez em quando...
Um dia, recebeu uma chamada do asilo informando que a mãe estava morrendo...
Foi correndo ver a mãe antes de ela morrer... Perguntou a ela:
- O que queres que eu faça por ti, mãe? Ela respondeu.
- Semeie amor...
Quero que coloque ventiladores no asilo porque não há e o calor está insuportável; também quero que compre frigoríficos para que a comida não fique estragada, muitas noites tive que ir para cama sem ter comido nada!
O filho disse-lhe surpreso:
- Mas agora você está me pedindo essas coisas enquanto você está morrendo?
Porque não me disseste antes?
A mãe respondeu triste:
- Filho... Eu me acostumei a viver com a fome e o calor, mas meu medo é que você não consiga se acostumar quando seus filhos não se esforçarem para cuidar de você em casa e te mandarem para aqui quando estiver velho...
A mãe não pensou nela nem quando estava morrendo. Pensou nele!
CHICO TORQUATO

sexta-feira, maio 10

NESTE SÁBADO VAI TER NOVIDADE.AGUARDEM!


 

VAMOS TODOS DA FORÇA PARA NOSSA SELEÇÃO DE FUTSAL AMANHÂ!


 

DOMINGO VEM AÍ O MAIOR BINGÃO DAS MÃES DE CARNAUBAIS!


 

PENSAMENTO DA NOITE: OS INSETOS NÃO ATACAM LÂMPADAS APAGADAS!

Presidente nacional do PSDB destaca força do partido no RN

 


Imagem noticia-detalhe

O presidente nacional do PSDB, ex-senador Marconi Perillo, cumpriu agenda em Natal nesta sexta-feira (10). Em entrevista coletiva a imprensa, momentos antes de ato político da legenda, o líder tucano destacou o crescimento da legenda no Estado e confirmou que o partido trabalha para disputar as eleições presidenciais em 2026.

"O PSDB tem uma extensa lista de serviços prestados ao país. E nós estamos trabalhando para oferecer uma alternativa ao Brasil. Fazemos uma oposição responsável, apontando os erros e mostrando as soluções", disse Perillo, que esteve acompanhado do deputado estadual Ezequiel Ferreira, presidente do PSDB no Estado.

Ao ser questionado sobre o crescimento do PSDB no RN, Marconi Perillo destacou o trabalho que vem sendo realizado por Ezequiel. A legenda possui hoje a maior bancada da Assembleia, com 10 deputados. "Sob a liderança do Ezequiel o PSDB se tornou o maior partido do RN e nós acreditamos que temos quadros importantes para disputar as eleições majoritárias e elegermos também deputados federais no Estado", afirmou. Perillo acredita que o PSDB tem capacidade para dobrar o número de vereadores no Estado e aumentar sua musculatura para a disputa em 2026. 

Ezequiel enfatizou o trabalho que vem sendo realizado pelo PSDB a nível nacional e ressaltou a importância da liderança de Marconi Perillo neste processo. Além de senador, o presidente nacional do PSDB já foi deputado federal e por quatro mandatos governou o Estado de Goiás. Ao ser questionado sobre o trabalho do partido no RN, Ezequiel disse que segue a orientação nacional. 

"No RN fizemos um partido que é o que mais cresce com quantidade e principalmente com qualidade. São homens e mulheres que acreditam na política como instrumento para mudar nossa realidade. O PSDB nos deixa livres para decidirmos o melhor para nosso Estado. E da mesma forma fazemos aqui no RN, dando carta branca para que os diretórios municipais possam construir o melhor projeto para cada cidade. Vamos ter muitas candidaturas a prefeito, vice e vereadores para continuarmos sendo o partido que mais cresce no RN", disse Ezequiel.

Sobre Perillo, o presidente estadual do PSDB disse que ele "tem juntado as peças importantes do partido pelo país. Construindo novas pontes". Em relação ao RN, colocou ainda que "sairá mais forte do que é hoje da eleição municipal". Dessa forma, "estaremos prontos para colaborar com o crescimento do partido em nível nacional".

Durante o evento, Perillo e Ezequiel abonaram a ficha de filiação ao PSDB do prefeito de Assu, Gustavo Soares. Em seu discurso, o gestor agradeceu a receptividade da legenda. "PSDB acredita no nosso trabalho e esperamos que juntos possamos levar mais benefícios para nossa região", disse o prefeito. 

O ato do PSDB contou com as presenças dos deputados Dr. Bernardo, Ubaldo Fernandes, Kléber Rodrigues, José Dias e Gustavo Carvalho, todos do PSDB, além de George Soares (PV) e Taveira Júnior (União). Também estiveram presentes os vereadores de Natal, Klaus Araújo, Aldo Clemente, Anderson Lopes e Hermes Câmara, o presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Lawrence Amorim - pré-candidato a prefeito na cidade -, e o presidente do Legislativo de Parnamirim, Wolney França.

Fonte: Blog do Gustavo Negreiros

Lula defende Lira após plateia vaiar deputado em evento: “Comportamento que incomoda”

 

Foto: reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reclamou, nesta sexta-feira (10), de vaias que ocorreram durante uma cerimônia de entrega de 914 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida em Maceió, capital de Alagoas.

Ao longo do evento, a plateia vaiou, principalmente, as menções ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), que estava presente e também discursou.

“Esse ato aqui é um ato para a gente homenagear os companheiros do conjunto residencial Parque da Lagoa. É um ato que não tem partido político aqui”, afirmou Lula.

“Um ato institucional não tem cor partidária, porque senão fica difícil para um presidente da República viajar para inaugurar coisa, porque as pessoas que vêm aqui são convidadas por nós. E ninguém leva ninguém à sua casa para ser vaiado, para ser maltratado”, continuou.

“Uma questão de comportamento que me incomoda muito”, resumiu o presidente.

Lula ainda sinalizou que o governo vê de forma positiva o apoio que tem recebido na Câmara dos Deputados, inclusive de parlamentares que não fazem parte do núcleo mais próximo ao grupo do presidente.

“Eu sei das divergências que existem para os partidos políticos aqui, mas eu queria dizer para vocês uma coisa: eu só tenho 70 deputados e a Câmara tem 523. Nós, até agora, não tivemos um único projeto do governo derrotado. Todos foram aprovados”, acrescentou.

“Falta de respeito”, diz Lira

Alagoano, Lira nasceu na política. Seu pai, Benedito de Lira, foi de deputado a senador. Atualmente, é prefeito de Barra de São Miguel.

“O meu pai, que muitos aplaudem e muitos vaiam, mas eu duvido que um morador que vai ser atendido por essas casas esteja vaiando hoje. Isso é uma falta de respeito”, disse o presidente da Câmara, antes do discurso de Lula.

Nesse momento, o petista chegou a se levantar e ir para perto do deputado, que continuou falando sobre a atuação de sua família no estado.

“Então, presidente Lula, mais do que vaias e aplausos, a função do parlamentar é trabalhar pelo seu estado. É continuar aprovando matérias no Congresso Nacional; é dando suporte para que tudo aconteça nas políticas públicas. E a Câmara dos Deputados faz o seu papel”, acrescentou em outro momento do discurso.

Fonte: Agora RN


Associações dizem que estoque de arroz para o Brasil está garantido

 

Foto: Agência Brasil

Produtores de arroz e supermercados informam que não há risco de desabastecimento do grão no Brasil, apesar das enchentes no Rio Grande do Sul, estado responsável por 70% da produção nacional. A garantia é da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).

Diante do risco de haver especulação – e aumento da procura pelo produto, por consumidores preocupados em estocar arroz, para o caso de uma eventual falta nos mercados – o governo federal publicou, no Diário Oficial da União desta sexta-feira (10), uma medida provisória que autoriza a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a importar até 1 milhão de toneladas de arroz beneficiado ou em casca, por meio de leilões públicos, para recompor os estoques públicos.

De acordo com a MP, os estoques terão, como destino preferencial, pequenos varejistas das regiões metropolitanas, “dispensada a utilização de leilões em bolsas de mercadorias ou licitação pública para venda direta”.

A expectativa é de que, na primeira etapa, sejam compradas 200 mil toneladas de arroz, que devem ser importados dos países vizinhos do Mercosul, como Argentina, Uruguai e Paraguai, e eventualmente da Bolívia.

Abastecimento garantido

Segundo a Federarroz, a colheita no RS abrange, até o momento, 83% do total da área prevista para a safra. A entidade acrescenta que o produto colhido apresenta “boa qualidade e produtividade, o que garante o abastecimento dos brasileiros”.

Presidente da entidade, Alexandre Velho disse que as áreas onde a colheita já foi feita apresentam boas médias de produtividade. “Já temos um bom volume de arroz e mesmo que a gente tenha dificuldades na colheita deste saldo que falta colher, certamente o Rio Grande do Sul tem plenas condições de colher uma safra bem acima dos sete milhões de toneladas”, disse.

“Embora tenhamos este grande problema com relação à colheita do que falta, nós temos plenas condições de afirmar que nós não temos problemas com relação ao abastecimento do mercado interno”, acrescentou.

Segundo ele, há um “problema momentâneo de logística”, principalmente na ligação com o interior do estado, mas a ligação com os grandes centros, por meio da BR-101, está normal. “Temos bastante arroz para deslocar para as regiões centrais do Brasil. Então não existe qualquer problema com relação ao abastecimento ou uma necessidade urgente de importação”, complementou.

Supermercados

Na mesma linha dos rizicultores, a Associação Brasileira de Supermercados informou estar normalizado o abastecimento no varejo, “com diversas marcas, preços e promoções para atender à demanda de consumo tanto nas lojas físicas quanto pelo e-commerce”.

A entidade, no entanto, recomenda, aos consumidores, que não façam estoques em casa para que todos tenham acesso contínuo ao produto.

Em caráter preventivo, a Abras manifestou apoio à abertura da importação anunciada pelo governo federal para completar o abastecimento da população brasileira.

Fonte: Agência Brasil

AÇÃO PIROTECNIA: Ação de Tony Fernandes para afastar Allyson é rejeitada pelo Ministério Público

 

Foto: Célio Duarte/Arquivo

A Ação Popular protocolada dia 2 passado (veja AQUI) pelo líder oposicionista na Câmara Municipal de Mossoró, vereador Tony Fernandes (Avante), sob o nº 0810214-56.2024.8.20.5106, teve parecer contrário do Ministério Público. Seu principal foco e das forças de oposição era afastar o prefeito Allyson Bezerra (UB), do cargo, por  90 dias.

Na ação, pediu ainda a indisponibilidade de bens e intimação do Município de Mossoró para intervir.

No mérito, solicitou que a Justiça atestasse a prática do ato de crime de responsabilidade e improbidade administrativa pelo prefeito, bem como a devolução pelo ex-secretário de Planejamento Kadson Eduardo de Freitas Alexandre dos salários e diárias de 10/2023 a 03/2024.

Parecer

Titular da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Mossoró, a promotora Ana Ximenes assinalou em seu parecer, informando à juíza da 2ª Vara da Fazenda Pública, Kátia Cristina Guedes Dias, que não tem quaisquer provas ou quaisquer outros atos a produzir no processo, tampouco possui interesse em assumir o polo ativo da demanda.

No mesmo parecer, o órgão ministerial ressaltou que o próprio autor da Ação Popular, Tony Fernandes, horas depois de ajuizar a demanda, “pediu DESISTENCIA da mesma.”

Explicou o MP, que por conta do “rito procedimental” desse tipo de ação judicial (Ação Popular) não permitir a automática extinção do processo, mesmo após o vereador ter desistido, a juíza intimou o órgão para se manifestar se teria interesse em prosseguir como novo autor da ação. Assim o MP o fez.

A promotora posicionou-se pela extinção do processo, ressaltando ser “evidente, no caso em apreço, a falta de interesse processual (por inadequação da via eleita) e a ausência de legitimidade”concluindo que  tais fatos ensejam necessidade de que a demanda seja extinta, sem sequer o julgamento do mérito.

Fonte: Blog Carlos Santos

Brasil ultrapassa 2.400 mortes por dengue e mais de 4,5 milhões de casos prováveis

 

Foto: smuay / stock.adobe.com

O Brasil já tem 2.451 mortes confirmadas por dengue em 2024 e um total de 4.603.825 casos prováveis de dengue, conforme relatório atualizado pelo Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde nesta sexta-feira (10).

Em relação aos casos confirmados, já são 2.842.204.

O estado com o maior número de casos prováveis é Minas Gerais, contabilizando 1.339.508 registros, e a unidade federativa com mais óbitos, é São Paulo, com 668 mortes. Nos últimos 24 anos, esses números representam os mais elevados já registrados pelo Ministério da Saúde.

Os números de dengue podem aumentar nas próximas semanas no Rio Grande do Sul devido às enchentes que atingem o estado há quase duas semanas. A situação já contabiliza 141.213 casos prováveis e 128 mortes na região.

Apesar dos números altos, os casos de dengue estão em queda em 21 estados e no Distrito Federal, de acordo com dados da pasta da Saúde.

A secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, vê uma redução significativa nos casos, ressaltando que 22 estados apresentam tendência de queda. Quatro estados —Ceará, Maranhão, Pará e Tocantins— mantêm estabilidade, enquanto apenas o Mato Grosso segue com tendência de alta.

Folhapress

FÁTIMA BEZERRA ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA RECUPERAR ESTRADA DE ALTO DO RODRIGUES A IPANGUASSU

 

Fátima Bezerra assinou a ordem de serviço para restauração de mais 301,5 quilômetros de rodovias no RN. Fotos: Carmem Felix/ASSECOM

A ordem de serviço para restauração de mais um lote de rodovias no RN foi assinada nesta quinta-feira (9) pela governadora Fátima Bezerra. Ao todo, será restaurados 301,5 quilômetros nas regiões Seridó e Central. O investimento é de R$ 132 milhões. São dez trechos, entre eles, 53 quilômetros da RN-288; de Acari a Caicó, passando por Cruzeta e São José do Seridó.


Também estão neste lote, dois trechos da RN-118, que integram as rotas alternativas em função da interdição da BR-304, entre Lajes e Caiçara do Rio do Vento. São eles: Ipanguaçu-Alto do Rodrigues (rota pela BR-406), e o que vai do entroncamento da BR-304, em Itajá, até São Rafael (Rota pela BR-226).

O lote 2 contempla ainda 38 quilômetros da RN-086, entre Parelhas e Equador. Nesse trecho, o governo do Estado investiu cerca de R$ 1,6 milhão para reforço da estrutura e alargamento da ponte sobre o Rio Caldeirão. Construída há mais de 90 anos, a ponte recebeu reforço estrutural, além de ganhar nova faixa para permitir a passagem simultânea de dois veículos.

“Este lote é o maior em extensão e fica numa região importante para o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte. Quero dizer que já estamos preparando a ordem de serviço para as estradas do Lote 3 que ficam no Agreste e na região litorânea. Outra boa notícia é que amanhã (10) estaremos lançando o edital da Estrada da Produção, para o trecho São Tomé/Cerro Corá. Nos já fizemos Lagoa Nova/Cerro Corá e agora vamos fazer esse novo trecho”, disse a governadora. São 13,5 quilômetros de implantação de rodovia em trecho de terra batida, e recapeamento de outros 9,9 quilômetros, que estão em situação precária.
 

A obra conta com recursos oriundos de emenda parlamentar da bancada do Rio Grande do Norte no Congresso Nacional. Além de interligar o Agreste ao Seridó, fomentando o turismo e o acesso ao Seridó Geoparque Mundial da Unesco, a RN-203 vai facilitar o escoamento da safra agrícola.

Esta foi a segunda ordem de serviço para recuperação de estradas. A primeira, totalizando 210 quilômetros, nos distritos de Mossoró e Pau dos Ferros, foi assinada na semana passada. O terceiro lote tem 242,9 quilômetros. O governo do RN está investindo R$ 428 milhões no programa de restauração de rodovias estaduais.

Presidentes de três associações de municípios das regiões beneficiadas destacaram a importância da obra para o desenvolvimento regional. “Estamos vivendo um momento de congraçamento, porque durante muito tempo sonhamos com a recuperação dessas estradas. Não apenas as chamadas operações tapa-buracos, mas, de fato, a reconstrução de diversos trechos. E hoje, o governo do estado está chegando com essa ótima notícia da ordem de serviço do lote referente à região do Seridó. São estradas importantes que fomentam a economia da nossa região”, disse o presidente da Associação dos Municípios do Seridó (AMS), Ivanildo Albuquerque Filho, que é prefeito de Timbaúba dos Batistas.

O vice-presidente da Associação dos Municípios da Região do Seridó Oriental e Trairi (AMSO-TR), Joaquim José de Medeiros – Joaquim de Medeirinho – lembrou que a recuperação das estradas, com a reconstrução de trechos críticos, recapeamento e sinalização, vai trazer segurança para quem por elas trafegam. “Estamos saindo de um sonho para a realidade”, afirmou ele, que é prefeito de Cruzeta. “Isso é de uma importância social muita grande, também na saúde pública, porque evita acidente, além de fortalecer a atividade econômica”, observou o prefeito de São Rafael, Reno Marinho, presidente da Associação dos Municípios da Região Central e do Vale do Açu Potiguar (AMCEVALE).

Presente à solenidade, o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETARN), Erivan do Carmo Silva, lembrou que a restauração das estradas beneficia o escoamento da produção da Agricultura Familiar na maior bacia leiteira do Rio Grande do Norte.

Também participaram da solenidade, o vice-governador Walter Alves; Procurador Geral, Antenor Roberto; secretário de Infraestrutura Gustavo Coelho; Sílvio Torquato (SEDEC); Luciana Daltro (Control), diretora geral do DER, Natécia Nunes; deputados federais Fernando Mineiro e Natália Bonavides; deputados estaduais George Soares, Dr. Bernardo Amorim, Francisco Medeiros, Ubaldo Fernandes e Divaneide Basílio. E os prefeitos Miguel Pinheiro Neto (Angicos), Reno Marinho (São Rafael), Joaquim de Medeirinho (Cruzeta), Rogério Soares “Couro Fino” (Jardim de Piranhas), Francisco Inácio Macedo (Tenente Laurentino), Saint Clay “Galo” (Florânia), Cunha Neto (Afonso Bezerra), Odon Júnior (Currais Novos), Dr. Tiago Almeida (Parelhas), Anibal Pereira (São João do Sabugi)e vereadores do Serido e da Região Central.
 
Lote 2 do Programa de restauração de rodovias

Distritos Caicó e Santana do MatosRN 086 Parelhas//Equador (38,0 km)
RN 087 Florânia//Tenente Laurentino (12,4)
RN 118 Caicó//São João do Sabugi//Ipueira (48,0)
RN 288 Entr. BR-427//Jardim de Piranhas (18,1)
RN 288 Caicó/S. José Seridó/Cruzeta/Acari (53,0)
RN 041 Entr BR-304//Santana do Matos (40,0)
RN 118 Alto do Rodrigues//Ipanguaçu (25,0)
RN 118 Entroncamento BR-304//São Rafael (24,0)
RN 263 Pedro Avelino//Afonso Bezerra (14,0)
RN 263 Afonso Bezerra/Angicos/Entr BR-304 (29,0)

Total do lote: 301,5 quilômetros

Adendo: já  a RN  404 que liga Carnaubais a Porto Do Mangue ficou no esquecimento da governadora Fatima Bezerra, pois nem de carroça essa estrada tem condição de trafegar uma vergonha.  

PREFEITA MARINEIDE DINIZ E SUA COMITIVA ESTEVE PRESENTE NO ENCONTRO NACIONAL DO PSDB!

 

EM DESTAQUE


Encontro do PSDB. Promovido pelo presidente estadual deputado Ezequiel e pelo presidente nacional Marconi pirilo

Amanhã nossa prefeita Marineide Diniz vai está na rádio líder FM e vai contar boas notícias que estão a caminho para nossa cidade, vamos todos pro rádio!

DINHEIRO NA CONTA!


 

THIAGO MEIRA E OS CAVALCANTE JÁ SENTE O CHEIRO DA DERROTA!

 


Está claro como água, que essa união só representa desconfiança entre eles, pois todo mundo sabe como foi o governo de Thiago  em Carnaubais.

 Logo tinha uma família que fazia questão de acabar com a gestão, todo santo dia, era filmagem na redes sociais numa rádio  local fazendo todo tipo de comentários relaxando o governo.

 Na boca dos Cavalcantes nossa cidade estava arrasada, acabada, destruída,  agora quererem que o povo aceite essa aliança, ai já é querer demais.

 Eles mesmo já sentiram, que não decolaram essa união, e já sente o cheiro da derrota, o próprio Thiago anda acuado sem norte e sem prumo, já ver a possibilidade de colocar sua mulher como candidata.

 Sabendo ele que a caminhada é  mais difícil, porque ele bem sabe, que não pode entregar sua liderança, ainda mais  para os Cavalcante, que não  ver hora de dar um chute na sua  bunda.             

TSE marca julgamento de Sérgio Moro, absolvido pelo TRE-PR

 

Foto: TON MOLINA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou o julgamento do senador Sergio Moro (União Brasil) para as sessões dos dias 16 e 21 de maio.

O Ministério Público Eleitoral apresentou parecer ao TSE na terça-feira (7) defendendo rejeição dos recursos contra a absolvição de Moro da acusação de abuso do poder econômico durante a pré-campanha eleitoral de 2022.

Os recursos à decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), que absolveu Moro, foram apresentados no mês passado pelo PL e pelo PT.

Acusação

A chapa de Moro foi acusada de caixa dois, utilização indevida de meios de comunicação social, além de abuso de poder econômico. As ações foram protocoladas pelo PL e pela Federação Brasil da Esperança em novembro e dezembro de 2022.

Em parecer emitido pela Procuradoria Regional Eleitoral do Paraná em dezembro de 2023, os procuradores Marcelo Godoy e Eloisa Helena Machado descartaram as acusações de uso indevido de comunicação social e de caixa dois.

No entanto, os procuradores entenderam que houve abuso de poder econômico devido ao gasto de pelo menos R$ 2 milhões durante a pré-campanha, feito com investimentos conjuntos do Podemos e do União Brasil.

Os procuradores também analisaram o fato de que a pré-campanha de Moro, em um primeiro momento, estava voltada para a corrida presidencial. Por fim, o parecer recomendou a cassação da chapa e a inelegibilidade de Sergio Moro.

Decisão do TRE-PR

Por maioria dos votos, o TRE-PR decidiu contra a cassção de Moro. Quatro desembargadores seguiram o voto do relator Luciano Carrasco Falavinha Souza e entenderam que as acusações não procedem. O julgamento foi finalizado no dia 9 de abril, em Curitiba.

Ao longo do julgamento, os desembargadores apresentaram diferentes interpretações de quais gastos informados nos processos deveriam ser considerados gastos de campanha e de pré-campanha.

Entre os valores estão, por exemplo, gastos com alimentação, contratação de escritórios de advocacia, empresas de comunicação, locação e aluguel de carros.

Dessa forma, houve divergência entre os membros da Corte quanto à soma a ser considerada dos valores gastos no período por Moro e, por consequência, se houve abuso de poder econômico.

Falavinha, relator do caso, entendeu que as acusações contra o senador por abuso de poder econômico na eleição de 2022 não procedem.

Ele destacou que despesas de eventos realizados por Moro em outros estados na pré-campanha à presidência foram consideradas como pré-campanha ao Senado pelos partidos autores das ações.

Ainda votaram contra a cassção os desembargadores Anderson Ricardo Fogaça, Sigurd Roberto Bengtsson, Guilherme Frederico Hernandes Denz e Claudia Cristina Cristofani.

Já os desembargadores José Rodrigo Sade e Julio Jacob Junior votaram a favor da cassação e pela inelegibilidade de Moro.

Após a decisão, Moro disse que a Corte preservou a “soberania popular” e “honrou os votos de quase 2 milhões de paranaenses”.

Blog Júlia Dualibi – g1

Governo propõe paralisar futebol por pelo menos duas semanas: “Seria razoável”


Foto: Ramiro Sanchez/Getty Images

O ministro do esporte, André Fufuca, afirmou à CNN que vai pedir para que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) suspenda temporariamente o campeonato brasileiro em razão dos impactos causados pelas fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul.

O ministério prepara um ofício que será encaminhado nessa sexta-feira (10) pedindo o adiamento de todas as partidas dos campeonatos organizados pela CBF: masculino e feminino das séries A, B, C e D.

“Enviaremos ofício nesta sexta-feira para a CBF, nos colocando à disposição para dialogar e encontrar um caminho conjunto. Eu acho que deveria ser paralisado. É um prejuízo humanitário de um lado e esportivo também. Parar por duas semanas seria razoável” afirmou o ministro.

A CBF já tinha confirmado, na última terça-feira (7), o adiamento das partidas envolvendo clubes gaúchos por todas as competições nacionais, incluindo três das quatro divisões do Campeonato Brasileiro masculino, feminino e Sub-20, além da Copa do Brasil.

Em nota, o ministério cita o cenário de calamidade público devido às fortes chuvas que atingem o Estado do Rio Grande do Sul.

CNN Brasil

Congresso alertou em 2008 para risco climático de enchentes extremas

 

Foto: Jefferson Bernardes/Getty Images

Um relatório do Congresso alertou há 16 anos para o risco de enchentes extremas no Brasil por causa do aquecimento global. O documento de 2008, que pediu que o Brasil se adaptasse com urgência às mudanças climáticas, tem trechos que contrastam com o desastre climático no Rio Grande do Sul dos últimos dias, que já deixou 107 mortos.

“A vulnerabilidade do Brasil manifesta-se sob diversos aspectos, como, por exemplo: aumento da frequência e intensidade de eventos climáticos extremos (enchentes e secas)”, afirmou o relatório final da Comissão Mista Especial sobre Mudanças Climáticas do Congresso, em junho de 2008. O documento de 253 páginas apontou ainda: “As chuvas estão ficando mais concentradas, no tempo e no espaço, corroborando o quadro atual de mais secas e enchentes intensas”.

O relator da comissão era o então senador Renato Casagrande, atual governador do Espírito Santo. Naquela época, Lula estava no seu segundo mandato, o ministro do STF Dias Toffoli era advogado-geral da União, e a crise financeira de 2008 se aproximava do ápice nos Estados Unidos.

Guilherme Amado – Metrópoles