quinta-feira, maio 6

Na CPI, Mandetta deu informações erradas sobre sua gestão na Saúde, dizem agências de checagem

 

Segundo o UOL Confere, o ex-ministro da Saúde "errou ao relembrar declarações sobre Covid-19" durante sua gestão na pasta. A agência Aos Fatos disse que Luiz Henrique Mandetta fez afirmações falsas sobre a compra de respiradores e a exportação de insumos hospitalares. Veja as checagens sobre seu depoimento na CPI da Pandemia, no Senado Federal, na última terça-feira.

Primeiro a depor na CPI da Covid no Senado, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta deu informações corretas ao falar de vacinas, mas errou ao relembrar declarações sobre Covid-19 dadas durante seu mandato. Veja no fio o que o UOL Confere verificou:

Em depoimento à CPI da Covid-19 no Senado, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM) falseou e distorceu informações, por exemplo, ao dizer que sua gestão entregou 15 mil respiradores, exportou apenas máscaras faciais para a Itália e que combatia a hipótese enganosa de que regiões tropicais seriam menos atingidas pela pandemia.

Os 15 mil equipamentos citados não foram entregues no prazo, e o contrato de compra foi cancelado pelo sucessor de Mandetta na pasta, Nelson Teich; além de máscaras, o ministro autorizou também a exportação de 50 respiradores aos italianos; e não há registros de que sua gestão desmentiu publicamente que regiões quentes sofreriam menos com a Covid-19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário