segunda-feira, abril 12

ARTIGO - O MOSTEIRO DE SÃO VICENTE

 

O Mosteiro de São Vicente é um local histórico e religioso localizado no Largo de São Bento, no centro da cidade de São Paulo/SP.
Desde 2006, o titular do mosteiro é dom abade Matias Tolentino Braga, que, em maio de 2007, hospedou o Papa Bento XVI em sua primeira viagem ao Brasil.
A história dos beneditinos, começa em 1598, quando Frei Mauro Teixeira, levantou uma modesta igreja dedicada a São Bento, o terreno escolhido era um dos melhores da povoação, localizando-se no alto do morro, entre o Rio Anhangabaú e o rio Tamanduateí, onde antes havia residido a casa do Cacique Tibiriçá.
A partir de 1650, a estrutura passou por uma grande ampliação, graças ao bandeirante Fernão Dias Pais, conhecido como caçador de esmeraldas, em troca de apoio financeiro, os monges lhe concederam o privilégio de após a sua morte ser sepultado na capela mor da igreja do mosteiro. Até hoje seus restos mortais repousam na cripta da igreja.
A edificação atual, visando acompanhar o processo de urbanização da cidade, começou a ser erguida em 1910, seguindo o projeto do arquiteto Richard Berndl. O mosteiro abriga ainda uma biblioteca com mais de 100 000 títulos, alguns bem raros. Especula-se que seja a mais antiga da cidade de São Paulo.
O acesso ao acervo é restrito aos monges e alunos, mas pesquisadores e estudiosos podem solicitar uma permissão especial.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário