sexta-feira, abril 23

ARTIGO - O FIM DA REPUBLICA VELHA

 

A revolução de 1930 foi um movimento armado liderado pelos Estados de Minas Gerais, Paraíba, e Rio Grande do Sul, que culminou com o golpe de estado.
Em 1929, lideranças da oligarquia paulista romperam a aliança com os mineiros, conhecida como política do café com leite, e indicaram o paulista Júlio Prestes como candidato a Presidência da República.
Em reação, o Presidente de Minas Gerais, Antônio Carlos Ribeiro de Andrada apoiou a candidatura oposicionista do gaúcho Getúlio Dornelles Vargas
Em 01/03/1930, foram realizadas as eleições para Presidente da República, que deram vitória a Júlio Prestes, mas não tomou posse, em virtude do golpe de estado desencadeado em 03 de outubro do mesmo ano.
Júlio Prestes passou a ser o único político eleito Presidente da República do Brasil pelo voto popular a ser impedido de tomar posse.
Getúlio Vargas assumiu a chefia do Governo provisório em 03/11/1930, data que marca o fim da República Velha no Brasil.
Houve acusações de fraude eleitoral de ambas as partes, como sempre houve em todas as eleições Brasileira desde o Império do Brasil. A Aliança Liberal recusou-se a aceitar os resultados das urnas.
Os prestistas também desconfiaram do grande número de eleitores alistados no Rio Grande do Sul.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário