Nair de Teffé Von Hoonholtz da Fonseca, nasceu em Petrópolis/RJ, no dia 10/06/1886, sendo filha de Antônio Luiz Von Hoonholtz, primeiro Barão de Teffé e de Maria Luisa Dodsworth, baronesa de Teffé.
A República do Brasil nunca mais teve uma primeira-dama como Nair de Teffé! Caricaturista, pintora, atriz, cantora, pianista, escritora e poliglota (falava seis línguas).
Nair exerceu atividades tidas como pouco convencionais para uma representante feminina da elite brasileira no início do século XX. Como se costuma dizer: uma mulher a frente do seu tempo.
Na época Hermes da Fonseca ficara viúvo, disparou: Estou encantado com a beleza de Mademoiselle e queria fazê-la minha esposa.A cerimônia foi concorrida e se tornou, até hoje, ímpar na história da república brasileira.
O Marechal Hermes da Fonseca era amigo e admirador do poeta e compositor Catulo da Paixão Cearense, autor de clássicos como Luar do Sertão e Flor amorosa.
Segundo Nair, Hermes solicitou a ela que o convidasse para um desses saraus.
Hermes da Fonseca tornou-se o único Presidente a casar-se (embora em segundas núpcias), durante o exercício do seu mandato. A primeira-dama Nair de Teffé transformou o estilo do Palácio do Catete, que até então era frequentado por homens sérios e sisudos.
Em 1979, Nair de Teffé, veio a São Paulo para uma derradeira homenagem, e no ano de 1981, no exato dia em que completava 95 anos, faleceu de infecção pulmonar no Rio de Janeiro.
CHICO TORQUATO
Nenhum comentário:
Postar um comentário