terça-feira, abril 20

ARTIGO - INCITATUS - O CAVALO DE CALÍGULA

 

De acordo com a biografia de Calígula, Incitatus tinha cerca de dezoito criados pessoais. Era enfeitado com um colar de pedras preciosas e dormia no meio de mantas de cor púrpura. Pois essa cor era destinada aos trajes imperiais ou seja um monopólio real.
Calígula incluiu o nome de Incitatus no rol dos senadores e ponderou a hipótese de fazer dele um Consul.
A história conta ainda que mantinham o cavalo Incitatus em um luxuoso estábulo dentro do Palácio Imperial. Calígula exigia que os senadores despachassem com o colega equino.
Além disso, Calígula nomeou o cavalo como sacerdote. E ainda designou uma guarda pretoriana - força militar romana criada para guardar o imperador e seus familiares.
Com todas as lacunas de nossas frágeis democracias, estamos a milhares de anos-luz do que foram os impérios antigos e suas arbitrariedades
Sua ideia era humilhar o Senado Romano e mostrar que se podia nomear um cavalo sacerdote e senador, podia fazer qualquer coisa com a vida de qualquer pessoa.
Vivemos um momento especial em que os cavalos transformados em cônsules, parecem andar soltos e faladores com saudades dos tempos dos Imperadores romanos. Mas sempre existe a tentação de querer voltar a um passado em que os loucos ao modo de Calígula chegam a nos parecer até engraçados e divertidos.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário