A corrupção afeta diretamente o bem-estar dos cidadãos ao diminuir os investimentos públicos na saúde, educação, infraestrutura, segurança e habitação, entre outros direitos essenciais na vida.
A tolerância a corrupção não é um desvio de caráter brasileiro, uma propensão e culto a imoralidade, nem mesmo uma situação de cordialidade, as circunstâncias a um contexto de necessidades, representando uma estratégia de sobrevivência que ocorre pela questão material.
Para ocupar e administrar o território brasileiro, tarefa bastante complicada pela distância geográfica e precariedade das comunicações. A coroa portuguesa teve de oferecer incentivos e relaxou na vigilância de seus prepostos. Isso gerou um ambiente de tal modo favorável a prática da corrupção.
O combate a corrupção foi uma das grandes bandeiras do golpe militar de 1964. Imbuído deste espírito moralizante, o Marechal Castelo Branco prometeu que faria ampla investigação sobre a corrupção no Brasil.
Estudos da fundação Getúlio Vargas, estimam que a economia brasileira perde com a corrupção, todos os anos , de um a quatro por cento do Produto Interno Bruto(PIB), o equivalente a um valor superior a trinta bilhões de reais.
O " Jeitinho brasileiro " é tido como forma de prática das pequenas corrupções, como por exemplo sonegar impostos, furtar sinal de TV a cabo, furar a fila, simular ou dissimular negócios.
CHICO TORQUATO
Nenhum comentário:
Postar um comentário