segunda-feira, março 1

ARTIGO - CRISTO REDENTOR

 

Cristo Redentor é uma estátua que retrata Jesus Cristo, localizada no topo do morro do corcovado a 709 metros acima do nível do mar, no Parque Nacional da Tijuca.
Considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno a Unesco considerou o Cristo Redentor como parte da paisagem do Rio de Janeiro incluída na lista de Patrimônio da Humanidade.
Símbolo do Cristianismo brasileiro, o monumento aparece em diversas canções como tema ou citada em músicas de vários artistas, como: Tom Jobim, Chico Buarque e Vinícius de Morais, entre outros.
O monumento também é um importante ponto de visitação, que recebe em média dois milhões de turistas por ano.
A estátua é a terceira maior escultura de Cristo no mundo, menor apenas que a estátua de Cristo Rei de Swiebodzi na Polônia. ( a maior escultura de Cristo no mundo), e a de Cristo de La Concórdia na Bolívia (a segunda maior escultura de Cristo no mundo).
O Cristo Redentor também é referencia em obras cinematográficas brasileiras e internacionais.
No cinema nacional, o filme Ritmo de Aventura com Roberto Carlos. No cinema internacional, a estátua já foi "destruída" no filme 2012 e também pode ser vista em Velozes e Ferozes no penúltimo filme da Saga Crepúsculo, amanhecer.
A ideia de construir uma grande estátua no alto do Corcovado, foi sugerida pelo Padre Pedro Maria Boss, para homenagear a Princesa Isabel na época da assinatura da Lei Áurea.

A Princesa gostou da ideia e chegou a dar apoio a construção da obra.

CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário