Em 9 de Janeiro de 2013 um incêndio de grandes proporções destruiu literalmente um prédio da ACDC que foi dirigida pelo ex- vereador Inácio Dantas que transferiu o patrimônio aos cuidados do municipio para servir de depósito para a coleta do lixo seletivo.
Os anos se passaram e continua a população sem saber a origem do incêndio, se provocado por questões de circuito elétrico ou crime provocado por algum vândalo.
Nesta data de 9 de janeiro há 15 anos atrás, falecia o grande líder politico Nelson Gregório - que depois de governar o municipio em duas oportunidades distintas, veio a óbito, ocupando o cargo de vice prefeito, durante o mandato do médico Zenildo Batista. Exatamente 1 ano e 9 dias de empossado.
Nos meus tempos de estudante em nível fundamental neste dia as escolas festejavam e os livros didáticos enalteciam garbosamente esta proeza histórica do príncipe regente D. Pedro I.
O Dia do Fico foi instituído na data de 9 de janeiro de 1822, marcado historicamente pelo fato de o então Príncipe regente do Brasil, D. Pedro I, não haver acatado as ordens advindas da Corte Portuguesa para deixar imediatamente o Brasil e retornar para Portugal.
Há tempos os portugueses insistiam nessa ideia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou : ““Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico”.



Nenhum comentário:
Postar um comentário