sexta-feira, janeiro 15

ARTIGO - RUI BARBOSA FEZ UM DISCURSO DE DESPEDIDA

 

Joaquim Maria Machado de Assis, nasceu na Chácara do Livramento no Rio de Janeiro, no dia 21/06/1839, foi o primeiro filho de Francisco José de Assis, um decorador de paredes e da imigrante portuguesa Maria Leopoldina.
Machado de Assis, fez seus primeiros estudos na Escola Pública do Bairro de São Cristóvão, tornou-se amigo do Padre Silveira Sarmento, o ajudava nas missas, familiarizava-se com o latim.
No dia 12/02/1855, o Jornal " Marmota Fluminense", trazia na página 3 o poema "ELA", de Machado de Assis. Daí por diante não parou mais de escrever, fez amizades com os políticos e literatos, frequentadores da livraria onde o assunto principal era a poesia.
A luz de velas, lia tudo que passava em suas mãos e já escrevia poesia. Em busca de emprego, com 15 anos, conheceu Francisco de Paulo e Brito, dono da livraria, do jornal e da tipografia. Com 20 anos, Machado de Assis, já frequentava os círculos literários e jornalísticos do Rio de Janeiro, Capital política e artística do Império.

Em 1872, publicou seu primeiro romance " Ressurreição", depois Memórias Póstumas de Brás Cubas. Fundou com outros intelectuais a Academia Brasileira de Letras. Nomeado para a cadeira 23, tornando-se seu primeiro presidente, cargo que ocupou até sua morte.

Machado de Assis, faleceu no Rio de Janeiro, no dia 29/09/1908, em seu velório, compareceram as maiores personalidades do país.
Rui Barbosa, um dos juristas mais aplaudido da época, fez um discurso de despedida com elogios ao homem e escritor.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário