sexta-feira, janeiro 22

ARTIGO - A PRIMEIRA MULHER NA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS

 


Raquel de Queiroz nasceu em Fortaleza-CE, no dia 17/11/1910, filha do casal Daniel de Queiroz Lima e Clotilde Franklin de Queiroz, parente pelo lado materno de José de Alencar
Foi a primeira mulher a entrar para Academia Brasileira de Letras e primeira mulher a receber o Prêmio Camões. Jornalista, tradutora e teatróloga, seu primeiro romance " O QUINZE ", ganhou o prêmio da fundação Graça Aranha, o romance "Memorial de Maria Moura", foi transformado em minissérie para a televisão.
Com apenas vinte anos Raquel de Queiroz, projetava-se na vida Literária do país, através da publicação do romance " O quinze", uma obra de fundo social, profundamente realista na sua dramática exposição de luta secular de um povo contra a miséria e a seca.
Raquel de Queiroz recebeu diversos prêmios, entre eles, o prêmio Machado de Assis, o título de Doutor Honoris Causa, Medalha Rio Branco do Itamarati, o prêmio Luiz de Camões, sendo também a primeira mulher a receber essa honraria.
Além de romancista, cronista e Jornalista, escreveu algumas peças para o teatro, foi membro do conselho federal de cultura desde sua fundação até sua extinção. Integrou o quadro de sócios afetivos da Academia Cearense de Letras. Raquel de Queiroz, faleceu em sua casa no Rio de Janeiro, de um ataque cardíaco, no dia 04)11/2003.

Suas cotações: Agente nasce e morre só. E talvez por isso mesmo é que se precisa tanto de viver acompanhado.

Cada coisa tem sua hora e cada hora o seu cuidado.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário