quarta-feira, janeiro 20

ARTIGO - ÍCONE DA REVOLUÇÃO CUBANA

 

Ernesto Rafael de La Serna, nasceu em Rosário-argentina, no dia 14/06/1928, filho de uma família de classe alta, era o primogênito do casal Ernesto Lynch e Célia de La Serna y Liosa.
Sua educação sempre esteve permeada por um alto rendimento escolar. Apreciava a leitura com preferência para a filosofia e a literatura. Com 17 anos, termina os estudos secundários e com sua família muda-se para Buenos Aires.
Estuda medicina na Universidade Nacional de Buenos Aires. Contudo abandona o curso e, com apenas 21 anos de idade, resolve viajar pelo norte da Argentina numa motocicleta que ele mesmo projetou.
Conheceu muitas pessoas e lugares miseráveis da América Latina, tornou-se indignado pelas causas e consequências de um povo oprimido e explorado, mas sobretudo, um cidadão latino americano. Com 25 anos gradua-se em medicina e decide viajar novamente pela América Latina.
Conhece sua primeira esposa, a economista peruana Hilda Gadea. Com quem teria uma filha, porém a relação terminou. Che Guevara ainda casaria com a cubana Aleida March e teria mais quatro filhas. Guevara travou conhecimento com os revolucionários cubanos, através de sua esposa que era comunista. Nesta ocasião, Che como ficou conhecido, é apresentado a Fidel Castro e ao seu irmão Raul Castro, tornando-se grandes companheiros.
Liderado por Fidel Castro, a revolução cubana cominou na vitória dos revolucionários contra o quartel de Moncada. Apesar de ter uma posição privilegiada no governo cubano, Che Guevara começou a ser mal-visto por seus companheiros.
No entanto, sem apoio da comunidade e perseguido pelo exército boliviano. Guevara é capturado em outubro de 1967.
Os comandantes bolivianos tinha ordem de executá-lo e cumpriram sem demora.
CHICO TORQUATO


Nenhum comentário:

Postar um comentário