Vamos dá uma espiada no que encontrei nas teorias do matemático e filósofo Platão.
A ética e a política são as ciências por excelência. Todas as demais ciências estão subordinadas a elas e delas se servem. A ética é a doutrina moral do indivíduo e a doutrina moral da sociedade.
E somente como cidadão o indivíduo poderá participar das decisões políticas da cidade. Todos os homens se julgam capacitados para exercer a política. Mas isso é um grande equívoco, pois a arte da política é para poucos. Somente os mais capacitados estão preparados para bem exercer a administração da cidade em benefício de todos.
A má administração de alguns homens faz com que a injustiça prolifere na cidade. O objetivo da política é exatamente corrigir essa injustiça e tornar justo o que é injusto.
A justiça é a virtude fundamental que deve ser comum a todos. Através da justiça ocorre o relacionamento harmonioso entre os indivíduos e a sociedade. É a justiça que faz com que todos os direitos sejam respeitados.
Cada cidadão tem naturalmente uma função a desempenhar na sociedade. Quando cada cidadão desempenhar sua função de maneira excelente está realizada a perfeita justiça.Platão distingue cinco formas de governo, são elas: Aristocracia (Governo de uma classe privilegiada), Timocracia (Governo dos ricos), Oligarquia (Governo de um pequeno grupo), Tirania( Governo injusto, cruel e as vezes ilegítimo) e Democracia (Governo do povo).
CHICO TORQUATO
Nenhum comentário:
Postar um comentário