segunda-feira, novembro 26

ALTO DO RODRIGUES: Prefeito Abelardo recebe membros da diretoria da APAC Macau


Abelardo recebe diretoria a APAC
O Prefeito Abelardo Rodrigues, recebeu, na quarta-feira (21), recebeu epresentantes da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC)de Macau. No encontro, a comitiva apresentou o modelo alternativo de ressocialização de presos, que funciona hoje em cerca de 200 unidades no Brasil, nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Maranhão, Paraná, Rio Grande do Norte e Mato Grosso, etc e outros países.
A visita teve o objetivo de convidar o prefeito para conhecer a metodologia e o trabalho realizado na APAC, e solicitar parceria com o município do Alto do Rodrigues, devido também a APAC há 08 anos oferecer oportunidade de mudança para muitos dos filhos da terra do Alto do Rodrigues que cumpriram e cumprem pena na instituição.  Abelardo demonstrou interesse de conhecer melhor o projeto, e no próximo ano, firmar um convênio.
No encontro com o prefeito Abelardo ,os representantes da APAC, a presidente Clara Marcia Costa, a diretora de egresso Maria de Lourde Batista ( Lourdinha), a conselheira do conselho deliberativo, Aparecida e a encarregada de tesouraria, Monalisa Pinto.
A presidente da entidade destaca que o custo dessa metologia é menor que o sistema penitenciário tradicional e o índice de recuperação é maior. “O custo do sistema Apac é quatro vezes menor que o sistema tradicional, que recupera de 14 a 15% dos condenados. Na Apac, a recuperação nos ultimos 40 anos chega a 91%. Além disso, não há motins , rebeliões é zero”, ressalta.
A presidente ainda relata que desde sua inauguração a APAC recebe presos de : Macau , Guamare, Alto do Rodrigues e Pendencias
Entenda o sistema APAC
O sistema APAC se fundamenta em um rigoroso regime disciplinar, caracterizado pelo respeito, ordem, trabalho e envolvimento da família do condenado, que cumpre a pena em presídio de pequeno porte e é chamado de “recuperando”. O método dá preferência para que o preso permaneça na sua cidade natal ou onde mora a família.
No método da Apac, os presídios são chamados de Centros de Reintegração Social e funcionam sob orientação e fiscalização da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), filiada à Prison Fellowship International, entidade consultora das Nações Unidas para assuntos penitenciários.

 Por Wallacy Atlas

Nenhum comentário:

Postar um comentário