quarta-feira, agosto 2

Salvamento de Temer complica vida de Loures

Josias de Souza

A provável rejeição da denúncia contra Michel Temer pela Câmara deve complicar a situação penal de Rodrigo Rocha Loures, o homem da mala. Ele foi acusado de corrupção junto com o presidente. Por isso, embora não disponha de foro privilegiado, foi processado no Supremo Tribunal Federal. Se os deputados sustarem a ação contra Temer, o caso de Loures deve ser remetido para a primeira instância do Judiciário.
Caberá à Procuradoria-Geral da República requerer o desmembramento do processo de Rocha Loures. Destinatário do pedido, o ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo, decidirá para onde migrará a ação. Há três hipóteses: o caso pode descer para uma vara criminal de Brasília, de São Paulo ou para a mesa do juiz Sergio Moro, em Curitiba.
Indicado por Temer como seu intermediário nas tratativas com Joesley Batista, da JBS, Rocha Loures foi filmado recebendo uma mala com propina de R$ 500 mil. Segundo a Procuradoria, o destinatário do dinheiro era o presidente da República. Na hipótese de condenação, ficará boiando na atmosfera uma interrogação incômoda: por que diabos o delator Joesley daria tanto dinheiro a um mero preposto?
A falta de curiosidade dos deputados retardará a elucidação do mistério, pois a ação judicial contra o sucessor de Dilma Rousseff só poderá ser retomada depois que ele deixar a Presidência. Fora do Planalto, Temer poderá, finalmente, ser processado. A exemplo de Rocha Loures, também será enviado para a grelha da Primeira Instância do Judiciário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário