
O jornalista Cassiano Arruda, “operário das palavras” como costuma se definir, foi oficalizado como imortal da Academia Norte Rio Grandense de Letras. A cerimônia aconteceu nesta segunda-feira (18) na sede da casa, em Petrópolis. A solenidade marcou a posse de Cassiano como sucessor do jornalista e ex-deputado Agnelo Alves (1932 – 2015). Em seu discusso de posse, Cassiano declara que homenagear seu amigo e antecessor foi o principal motivo para concorrer ao título.
O jornalista e fundador do NOVO afirma que apesar de sempre ter acompanhado e reconhecido a importância da casa, nunca havia imaginado fazer parte de seu quadro. “Tornei-me um operário da palavra e essa é a condição em que aqui chego. (…) Estou aqui como repórter, profissão e compromisso de uma vida inteira.”, declara Cassiano.
Os cinquenta anos de atuação como jornalista foram ressaltados por familiares, amigos, políticos e outros imortais presentes na solenidade. Assim como da contribuição que o imortal pode oferecer à casa como conhecedor da história, cultura, política e vida pública potiguar. “A nomeação de Cassiano Arruda renova a Academia com suas ideias firmes e sua capacidade criativa. Este é um lugar de engradecimento da palavra e sua trajetória representa isso”, declara o presidente da casa, advogado, professor, poeta e ensaista Diógenes da Cunha Lima.
A solenidade também foi marcada pela presença de nomes importantes da política potiguar como o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves. “Esta foi uma eleição muito justa. Cassiano é um homem de grande curiosidade intelectual. Esta é a casa dele”, declara.
Postado por Skarlack
Nenhum comentário:
Postar um comentário