sexta-feira, março 10

ARTIGO - PLUMITIVO ESCRIBA

 

Inesperadamente, recebi a visita de um casal de amigos, dizendo-se pertencer a Academia de Letras e perguntaram qual era a minha formação escolar.
Como todos sabem sou um plumitivo escriba que defende a dignidade humana em toda sua plenitude, compreendo as dificuldades da conduta do ser humano, sei quem é quem na história.
Sei também quem é contra a vida e quem como eu luta por ela.
Que nada possa nos tirar do caminho da luta e da construção de um mundo melhor, onde homens e mulheres possam viver com respeito, tolerância, igualdade e justiça.
Numa sociedade erguida na opressão do homem pelo homem e da mulher pelo homem, seguirei Gandhi que dizia: a resistência passiva é o remédio infalível para tudo o que teremos de sofrer. Nós homens precisamos aprender uma luta diária contra a carga ideológica que nos faz menos seres humanos e mais objetos ativos de opressão da mulher.
O que revela essa dimensão é o acento colocado por Freud, em cada caso, sobre pontos essenciais a conquistar pelas técnicas, e que são o que chamarei de situações da história.
Sabermos também que encontramos em nossos caminhos o lodo da inverdade, da ganância e da mentira, implicadas pelo engajamento eventual do ego dos manipuladores.
É preciso vencer o senso da frustração numa época em que são necessários, o entusiasmo e o trabalho árduo.
Pois é assim que construiremos o caminho do nosso compromisso.
CHICO TORQUATO


Nenhum comentário:

Postar um comentário