segunda-feira, novembro 21

ARTIGO - PARECE IRONIA DO DESTINO

 

Para ser Presidente do Brasil é necessário estudar qual carreira? Na verdade nenhuma. Não é necessário ter curso superior para ser Presidente do Brasil, mas muitos dos ex-governantes da nação fizeram faculdade. Exemplos:
- Getúlio Vargas, estudou Direito na Faculdade livre de Direito de Porto Alegre, o primeiro trabalho de Vargas foi como Promotor Público.
- Juscelino Kubitschek, formou-se no curso de medicina na Universidade federal de Minas Gerais e depois curso de especialização em urologia na Cidade de Paris/França.
- Jânio Quadros, estudou Direito na universidade de São Paulo e ministrou aulas para curso na Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
João Goulart, estudou Direito na UFRGS, pela vontade do pai e exerceu a carreira de advogado por pouco tempo, pois tinha interesse na política.
Tancredo Neves, foi eleito Presidente em 1985, porém na véspera da posse morreu, graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito (UFMG), e atuou como Promotor este último cargo por apenas dois meses.
José Sarney, formou-se em Direito na Universidade do Maranhão e atuou como colaborador em jornais e suplementos literários. Antes de ingressar na política.
Fernando Collor de Melo, formou-se em Ciências Econômicas na Universidade federal de Alagoas (UFAL), antes de se tornar político atuou na área de comunicação as Empresas da família.
Itamar Franco, graduou-se no curso de Engenharia Eletrônica, que depois dividiu em Engenharia Civil e Engenharia Elétrica. Foi o único Presidente Engenheiro do Brasil.
Fernando Henrique Cardoso, estudou sociologia na USP, seguiu carreira acadêmica, tornando-se Doutor em Ciências Sociais.
Dilma Rousseff começou estudar Economia na UFMG, mas em 1969, época da Ditadura Militar, foi expulsa devido sua participação em movimentos s
na UFRS, quando saiu da prisão passando novamente em Economia, cursou mestrado e doutorado, mas não defendeu tese.
Já o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, recorreu a sua origem humilde para dizer que mesmo sem diploma, chegou a Presidência da República. Para ele anos de escola não seriam decisivos na vida pública. Parece ironia do destino um metalúrgico que não tem diploma universitário passar para a história como o Presidente que mais fez Universidades e Escolas Técnicas.
CHICO TORQUATO
Adendo:
O que se publica nesta coluna reflete o pensamento e a opinião do seu editorialista, sendo exclusividade do seu conhecimento. Todavia, o conteúdo exposto nos deixa sem entender como o presidente Lula, sem ter diplomação superior, conforme o epigrafado acima, recebeu 36 títulos de doutor honoris causa em diferentes Universidades.
Talvez esteja aí o bom relacionamento com as empreiteiras dos seus mandatos, tendo como carro chefe a Odebrecht, Camargo Correia etc e tal.
Isto é que acho supremacia de privilégios ou contradições que o tempo terá que esclarecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário