sexta-feira, agosto 10

Lula vai a dez capitais

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá a dez capitais em apoio às candidaturas do Partido dos Trabalhadores (PT) e de aliados antes do primeiro turno das eleições de outubro. A agenda começou a ser definida ontem, em reunião entre o ex-presidente, seus assessores e o secretário nacional de organização do PT, Paulo Frateschi, no Instituto Lula, em São Paulo. O partido disputa prefeituras, como cabeça de chapa, em 18 capitais. Por enquanto, Natal não está entre as cidades nas quais o ex-presidente   programou participar da campanha.
Tércio Teixeira Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolheu três cidades no NE para participar da campanha
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolheu três cidades no NE para participar da campanha

A maratona de viagens tem início no final deste mês e se estende a setembro. Na próxima semana, o ex-presidente vai se dedicar às gravações para o programa eleitoral dos candidatos.

Lula, que se recupera de um câncer e teve o aval dos médicos para subir em palanques, não vai esperar o fim do julgamento do mensalão em Brasília para pedir publicamente votos para os candidatos petistas. "Ele está doido para viajar e quer ir para todos os lugares. Temos de planejar com cuidado para aproveitar a presença dele ao máximo", disse Frateschi.

O desafio, segundo ele, será compatibilizar sua agenda com a dos candidatos. São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife estão entre os primeiros destinos. A capital de Pernambuco transformou-se em desafio para o PT, depois que o governador e aliado Eduardo Campos (PSB) decidiu lançar candidatura própria alegando demora na definição do nome petista. O ex-presidente vê-se na obrigação de apoiar seu candidato, o ex-ministro Humberto Costa, mesmo causando desagrado a Campos. "Temos de colocar o Lula lá com urgência para dar mais corpo à campanha do Humberto", disse Frateschi. No Nordeste, está definido que Lula vai também a Fortaleza e Salvador. Se houver tempo, vai a outras capitais.

A disputa na capital mineira também preocupa Lula, segundo o secretário. "Tínhamos um acordo com o PSB, mas eles romperam. O ex-presidente vai estar ao lado do nosso candidato, Patrus Ananias." No Rio, o Estado em que a aliança entre o PT e o PMDB mais deu resultado, Lula vai apoiar a reeleição do prefeito Eduardo Paes (PMDB), candidato do governador Sérgio Cabral (PMDB). "É um processo importante que estamos consolidando e o ex-presidente faz questão de estar lá."

Na região Sul, Lula pretende visitar Porto Alegre, onde o PT lançou Adão Villaverde à prefeitura. O partido não tem candidatos às prefeituras de Florianópolis e Curitiba, embora tenha candidatos a vice nas duas capitais. No centro-oeste, o ex-presidente vai a Goiânia em apoio à reeleição de Paulo Garcia Cuiabá, onde concorre com o médico Ludio Cabral, também está no roteiro. "Queremos ir também a Campo Grande onde temos o (candidato) Vander Loubet", disse Frateschi.

O PT inclui Manaus na agenda de Lula, embora o partido não tenha candidato à prefeitura na capital amazonense. De acordo com Frateschi, o partido apoia a candidatura de Vanessa Grazziotin (PCdoB). "Além da candidata, que insiste para Lula ir lá, o governador (Osmar Aziz, PSD) que faz parte da nossa frente também pediu."

Cidades escolhidas

Rio de Janeiro,

Belo Horizonte

Recife

Fortaleza

Salvador

Porto Alegre

Goiânia

Campo Grande

Manaus

São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário