domingo, fevereiro 1

Saúde!


A agência reguladora de medicamentos do Reino Unido emitiu um alerta depois de registrar casos graves de pancreatite em pacientes que usam remédios para obesidade e diabetes, como Wegovy, da Novo Nordisk, e Mounjaro, da Eli Lilly. Em alguns casos, a inflamação no pâncreas evoluiu até para o óbito.

Segundo a Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde do Reino Unido (MHRA), os médicos e pacientes devem ficar atentos aos sinais de pancreatite, uma inflamação que pode provocar dor abdominal forte e com irradiação para as costas, além de náuseas e vômitos. A orientação teve que ser reforçada depois do registro de casos considerados especialmente graves.

Entre 2007 e outubro de 2025, a agência britânica MHRA recebeu quase 1.300 relatos de pancreatite associados ao uso desses medicamentos. Desse total, 19 casos evoluíram para morte.

Além disso, também foram registrados 24 episódios de pancreatite necrosante, a forma mais grave da doença, que provoca a morte de parte do tecido do pâncreas.

No período, cerca de 25 milhões de embalagens dos remédios foram distribuídas no Reino Unido.

Para a MHRA, os números indicam que esses efeitos adversos são incomuns, mas precisam de atenção por causa da gravidade dos casos registrados.

Fonte: Blog Jair Sampaio

Jantar reúne prefeito, deputado e vereadores após abertura do Campeonato de Bloco

Após a abertura oficial dos jogos do Campeonato de Bloco, o prefeito Gleidson Benevides participou de um jantar no Espaço da Lore, ao lado do deputado estadual Coronel Azevedo. O encontro contou ainda com a presença de Júnior Benevides, secretário da Senthas, dos vereadores Dudu SilvaTassinha AlbuquerqueSerra do Mel, e da presidente da Câmara Municipal, Eudiene Benevides.

O momento foi marcado por uma conversa produtiva, tranquila e bastante agradável, onde foram debatidos temas importantes para o desenvolvimento do município, fortalecimento do esporte, ações sociais e a parceria entre o Poder Executivo, Legislativo e o mandato do deputado estadual.

O encontro reforça a harmonia institucional, o diálogo aberto entre as lideranças e o compromisso conjunto com o crescimento de Carnaubais, mostrando que o esporte também é um instrumento de união, integração e construção de bons projetos para a cidade.

Pensamento do dia!

Que este mês de fevereiro chegue trazendo muita paz no coração, saúde em cada dia e sabedoria para fazer as escolhas certas.Que não falte fé, serenidade e boas notícias.

Vieira e Rubio conversam sobre preparativos para encontro de Lula com Trump


Foto: Reprodução/CNN Brasil

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, conversou nesta sábado (31) por telefone com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, para tratar dos preparativos da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Washington, onde ele deve se encontrar com o presidente Donald Trump. A ligação reforçou o compromisso das duas diplomacias em avançar na definição da agenda e da data do encontro após a viagem do chefe do Executivo brasileiro à Índia e à Coreia do Sul, em fevereiro, informaram fontes oficiais.

Segundo nota divulgada pelo Itamaraty, além de alinharem os detalhes da futura visita presidencial, Vieira e Rubio discutiram temas da agenda bilateral, com destaque para questões comerciais e cooperação em segurança, áreas consideradas estratégicas na relação entre Brasil e Estados Unidos.

A conversa entre os chanceleres dá sequência ao acordo entre Lula e Trump em uma ligação na última segunda-feira (26), quando os presidentes acertaram a realização da visita em solo norte-americano e trataram de pautas de interesse mútuo. Na ocasião, o Conselho de Paz foi um dos temas debatidos, com o presidente brasileiro sugerindo que o órgão se limite às questões em Gaza e contemple assentamentos para a Palestina, além de reforçar a necessidade de uma reforma ampla da ONU.

Nos bastidores, a expectativa é que o encontro entre Lula e Trump — aguardado com atenção por governos e mercados — ajude a impulsionar a cooperação em áreas como comércio, investimentos e segurança global, além de consolidar o canal diplomático aberto entre Brasília e Washington após um período de tensão nas relações bilaterais.

Com informações da CNN

JOVENS SOCIOPATAS



                  É urgente e inadiável o endurecimento das leis de proteção aos animais no Brasil. O país foi chocado pelo crime ediondo cometido em Santa Catarina, onde três " filhinhos de papai" mataram de forma cruel um cão de rua, protegido e cuidado por toda uma comunidade.

               A barbárie comoveu o país e mobilizou milhões nas redes sociais. São menores de idade, mas isso não pode servir de salvo conduto para a impunidade.

                A violência gratuita, sádica, típica de mentes doentias, precisa ser tratada com rigor exemplar, com medidas socioeducativas severas e acompanhamento psicológico obrigatório. Quem é capaz de torturar e matar um animal indefeso hoje, amanhã pode fazer o mesmo com pessoas.

                Proteger os animais é, também proteger a sociedade.

PEDRO OLIVEIRA

CHICO TORQUATO