
Sempre acordo as três horas da manhã para aproveitar essa quietude da madrugada, livre das distrações do dia, para minhas leituras e reflexões, atividades que exigem concentrações e profundas introspeccões.
Nas buscas em meus alfarrabios, encontrei essa matéria sobre Zumbi dos Palmares.
No século XX, Zumbi tornou-se um grande símbolo da resistência em determinados grupos políticos. Essa apropriação de sua história fez com que o dia de sua morte fosse convertido em uma data comemorativa que relembra Zumbi dos Palmares e a luta contra a escravidão e o racismo no Brasil.
Essa data comemorativa é celebrada no Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra em 20 de novembro, o dia da morte de Zumbi dos Palmares. Atualmente a data é considerada um feriado nacional, sendo uma data simbólica da luta contra o racismo no Brasil .
Reconhecemos que em muitas vezes o cenário maior em que acontece cada biografia é feito de lutas que não tem nem a sua origem, tampouco o seu destino, no palco contigente do tempo .
E com base na alienação de sua origem africana que alguns afro-brasileiros Destacados na Academia Brasileira nunca assumiram sua negritude e foram e foram considerados ou se consideravam brancos. Foi o caso de Machado de Assis, Mário de Andrade, Castro Alves e Nilo Pecanha.
CHICO TORQUATO
Nenhum comentário:
Postar um comentário